Emocionante: jovem mostra selfie do antes e depois de uma crise de pânico

19/04/2016 às 10:172 min de leitura

No início deste mês, a britânica Amber Smith resolveu expor sua vivência dentro de um tema pouco abordado e sobre o qual ainda existem muitos tabus: crises de pânico e ansiedade. Amber não apenas revelou que enfrenta esse tipo de condição como questionou a visão deturpada que as pessoas têm a seu respeito: parecer bem não é, necessariamente, estar bem.

A ideia de Amber foi justamente abrir uma discussão a respeito do assunto, pois, quanto mais se sabe sobre transtornos e condições mentais, mais fácil fica reconhecer quando algo desse tipo acontece e, por consequência, procurar tratamento.

Expor esse tipo de condição é também uma maneira de tirar a característica vergonhosa que acompanha quem tem alguma doença mental. A verdade é que, da mesma forma que uma pessoa com amidalite não tem vergonha, outra com crises de ansiedade, depressão, bipolaridade ou síndrome do pânico também não deveria ter, e se tem é muito mais por uma questão de estigma social mesmo.

Uma publicação corajosa

Publicação de Amber - confira a tradução abaixo.

“Deus sabe por que eu estou fazendo isso, mas as pessoas precisam de algumas verdades.

Foto de cima: O que eu mostro para o mundo através das mídias sociais. Arrumada, maquiada, com filtros em abundância. O meu lado ‘normal’.

Foto de baixo: Tirada esta noite, pouco tempo depois de sofrer uma crise de pânico por causa da minha ansiedade. Também é o meu lado ‘normal’ que a maioria das pessoas não vê.

Eu estou tão cansada do fato de que estamos em 2016 e ainda há muito estigma em torno da saúde mental. Me dá nojo ver que tantas pessoas são tão ignorantes e preconceituosas com o tema. Dizem que 1 em cada 3 pessoas vai sofrer com uma doença mental em algum momento da sua vida. 1 em 3! Sabe a quantas pessoas isso equivale em todo o mundo?! E mesmo assim eu estive lutando contra a ansiedade e a depressão durante anos e anos e há ainda pessoas que fazem comentários como ‘você vai superar isso’, ‘você não precisa de comprimidos, basta ser mais feliz’, ‘você é muito jovem para sofrer com isso’.

FODA-SE. Fodam-se todas vocês, pessoas com mentalidade pequena que pensam que porque eu pareço fisicamente ‘bem’ eu não estou lutando contra um monstro dentro da minha cabeça todos os dias.

Alguém chegou a me dizer um dia ‘você não é jovem demais para estar sofrendo de ansiedade e depressão? Com a sua idade, qual motivo você tem para se deprimir?”. Wow, apenas wow.

Eu sou uma pessoa forte, eu já passei por um quinhão de porcarias na vida (o mesmo que qualquer outra pessoa passa) e vou ficar bem. Tenho a melhor família e amigos em torno de mim e sou grata todos os dias por eles terem paciência para me ajudar e me apoiar.

Para quem está passando pela mesma coisa, por favor, não sofra em silêncio. Há muito apoio em torno – não tenha medo de pedir ajuda.

É por isso que eu não posso enfatizar mais que não custa nada ser legal com os outros. Não intimidar os outros, não colocá-los para baixo e o mais difícil de tudo (por todos nós fizemos isso em algum momento) não julgar outra pessoa. Somos todos humanos, independentemente de idade, raça, religião, riqueza, trabalho. Então vamos crescer juntos em vez de colocar os outros para baixo.

Paz & Amor

Editado: Por favor, não tenha medo de compartilhar isso, é necessário que haja mais consciência. Quanto mais consciência existir, menos as pessoas vão sofrer em silêncio”.

***

Você pensa que é preciso falar mais sobre doenças mentais? Acredita que ainda há muito preconceito? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: