Aparentemente, usar fio dental não faz diferença à saúde da boca – será?

16/04/2019 às 10:002 min de leitura

Uma notícia estranha pegou todos de surpresa nos EUA: de repente, as autoridades de saúde do país abandonaram a recomendação do uso do fio dental, alegando que não há evidência científica que de manter esse hábito de higiene bucal traga algum benefício.

Atualmente, a recomendação é usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, mas é possível que isso deixe de existir em breve. Especialistas no assunto disseram que, no final das contas, usar fio dental não previne a formação de cáries nem de doenças na gengiva.

O The Telegraph buscou ouvir dentistas do Reino Unido sobre o assunto e, para a nossa surpresa, eles concordaram: usar fio dental não é um hábito que traz grandes benefícios à nossa saúde bucal. Em vez disso, eles recomendam o uso de escovas de dente com cerdas finas, capazes de limpar a região entre os dentes.

E agora, José?

Giphy

De acordo com o professor Damien Walmsley, da British Dental Association, o fio dental é recomendado quando a pessoa tem os dentes muito unidos e não há espaço para que essas escovas de dente com cerdas finas penetrem.

Estudos realizados na última década já haviam concluído que o uso do fio dental é pouco confiável e com resultados insuficientes. Para a secretária de saúde de Londres, Diane Abbott, a informação de que devemos usar fio dental todos os dias só beneficiou os fabricantes do produto.

O fio dental foi inventado no início do século 19, e sua primeira patente oficial foi emitida em 1874 – a partir daí, dentistas de todo o mundo passaram a recomendar o seu uso. Na verdade, a utilização incorreta do fio dental pode machucar as gengivas e danificar os dentes. Quando a gengiva machuca e sangra, por exemplo, o fio dental pode conduzir bactérias para a corrente sanguínea e provocar infecções.

Argumentos

Giphy

Por outro lado, profissionais da odontologia afirmam que é cedo para dizer que o uso do fio dental não traz benefícios e que a falta de estudos conclusivos a respeito não justifica o conselho de abandonar o hábito.

Para o Dr. Matthew Messina, porta-voz da American Dental Association, realmente as pesquisas sobre o tema são muito pobres, mas ele acredita que o fio dental deve ser utilizado: “Nós precisamos remover as bactérias dos dentes, das gengivas e da região entre os dentes”. Ele afirma ainda que não existem muitos estudos sobre o tema porque o uso diário do fio dental já era uma recomendação geral e, por questões financeiras, era melhor investir em outras pesquisas.

“Ninguém fez um estudo para dizer que usar um paraquedas ao pular de uma aeronave é mais seguro do que não usar um paraquedas. Eu vou continuar a usar o paraquedas, porque nós sabemos que ele vai funcionar. É tudo uma questão de perspectiva”, continuou ele. Você concorda ou vai deixar o fio dental de lado hoje mesmo?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: