Conheça estrutura nos EUA que é uma mistura de Ruína Maia e Olho de Sauron

14/04/2014 às 12:312 min de leitura

A imagem que abre esta matéria, a que você acabou ver acima, mostra uma paisagem que surpreende viajantes que estão de passagem pelo Condado de Cavalier, na Dakota do Norte. Quem passa por ali — que, por sinal, fica no meio do nada —, de repente se depara com uma pirâmide enorme que parece “brotar” no horizonte. Aliás, vai dizer que a estrutura não se parece com uma mistura entre ruína maia e o Olho de Sauron, do Senhor dos Anéis!

Fonte da imagem: Reprodução/Library of Congress

De acordo com o pessoal do Gizmodo, a estrutura foi construída na década de 60, e consistia em um sistema de defesa antimísseis desenvolvido durante a Guerra Fria. O objetivo era o de interceptar e derrubar mísseis soviéticos equipados com ogivas termonucleares antes que eles atingissem seus alvos e — potencialmente — matassem milhares de norte-americanos.

Olho de Sauron

Fonte da imagem: Reprodução/Library of Congress

Segundo outro artigo, publicado pelo Daily Mail, a pirâmide se encontra em um complexo militar conhecido como Stanley R. Mickelsen Safeguard Complex, e sua principal função era — basicamente — a de vasculhar o céu em todas as direções em busca de objetos que pudessem oferecer qualquer risco aos EUA. Além disso, o radar piramidal vinha equipado com 30 mísseis antibalísticos LIM-49 Spartan, assim como outros 16 do tipo Sprint, de menor alcance.

Fonte da imagem: Reprodução/Library of Congress

Esses mísseis ficavam armazenados em silos de lançamento subterrâneos e, além dos projéteis localizados sob a pirâmide, outros 70 se encontravam espalhados pelo resto do complexo. Em 1974, o local foi desativado e, atualmente, só serve mesmo para surpreender os viajantes que passam pelo “nordeste da Estrada Tática a sudeste da Estrada Tática do Sul”, o endereço bizarro dessa estranha paisagem. 

Caso você queira conferir mais imagens da pirâmide — maia/Olho de Sauron —, o site da Biblioteca do Congresso conta com uma interessante seleção, incluindo fotografias da época da construção e até cópias do projeto original, e você pode acessá-lo através deste link.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: