Conheça o maior túnel do mundo, que será inaugurado na Suíça no ano que vem

28/08/2015 às 13:522 min de leitura

O que você faria se estivesse construindo uma estrada e uma montanha “se enfiasse” no seu caminho? Muito optariam por contornar o obstáculo, mas não foi isso que o governo da Suíça decidiu ao construir o túnel ferroviário de São Gotardo, que se tornará o maior do mundo assim que for inaugurado.

Conheça o maior túnel do mundo, que será inaugurado na Suíça no ano que vem. Comente no Fórum do Mega Curioso

Com extensão total de 57 km (e mais de 150 km em caminhos secundários, poços e passagens), o projeto vai superar o Túnel Seikan, no Japão, atualmente o maior do mundo, com 53,85 km. A inauguração comercial será em junho de 2016, mas em 1º de outubro deste ano começarão as primeiras viagens-teste da nova via.

Desenho mostra o traçado do túnel no mapa e sob os Alpes

A construção começou em 1999 e consumiu mais de 10,1 bilhões de francos suíços – o equivalente a mais de 37 bilhões de reais! O túnel liga as comunas Erstfeld e Bodio, na Suíça, e acomodará trens passando a quase 250 km/h. A passagem vai facilitar, inclusive, as viagens à Itália. Espera-se diminuir em até uma hora o trajeto entre Zurique (na Suíça) e Milão (na Itália).

Os Alpes Suíços, em especial o Maciço de São Gotardo, dificultavam o trajeto na região. A construção do túnel começou pelas duas extremidades, através do uso de quatro máquinas de perfurar rochas, que retiraram 31 milhões de toneladas de terra. Os dois caminhos se encontraram em 2010, em um evento transmitido pela televisão do país.

Galeria 1

Mas nem tudo são flores: infelizmente, durante as obras faleceram oito operários dos cerca de 2,5 mil que trabalharam na megaconstrução. Agora, para a próxima década, dois outros megatúneis devem ser finalizados nos Alpes Suíços: um ligando Lyon (França) a Turim (Itália) e outro substituindo o túnel Brenner, que fica entre a Áustria e a Itália.

Ficou com vontade de viajar pelo local? Já reserve sua passagem para o ano que vem!

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: