9 hábitos simples de pessoas muito ricas

11/01/2016 às 10:593 min de leitura

É comum imaginarmos que pessoas muito ricas têm hábitos de vida extravagantes e que sempre estão esbanjando dinheiro. Isso tem a ver com a ideia de que quem tem um maior poder aquisitivo gasta sem muitas preocupações, mas a verdade é que gente rica costuma pensar – e muito bem – antes de gastar dinheiro, viu? A revista Time selecionou alguns hábitos simples de pessoas extremamente ricas e que podem te ajudar a economizar seu suado dinheirinho – confira:

1 – Comprar uma casa modesta

O CEO da Telmex, Carlos Slim Helu, apesar de ser rico e ter condições para morar em casas luxuosas, vive na mesma residência, de seis quartos, há mais de 30 anos, sabia?

2 – Comprar coisas em promoção

Ao contrário do que você possa pensar, conferir preços mais baixos em épocas de promoção não é “coisa de pobre”. Ter dinheiro significa também saber gastá-lo, e se você pode economizar um pouco, não tem por que não fazer isso.

3 – Gastar dinheiro com cautela

Ter uma carteira cheia não significa sair pelas ruas distribuindo aviões de dinheiro – a não ser que você seja o Silvio Santos – e comprando até a mais inútil das quinquilharias. A mesma lógica usada na hora de comprar itens mais baratos deve ser aplicada para escolher que itens serão esses. Se uma coisa não tem utilidade prática na sua vida e, especialmente, se você não PRECISA realmente dessa coisa, por que comprá-la?

4 – Pensar duas vezes sobre aquele cafezinho

Às vezes, você chega à metade do mês sem um centavo no bolso e não imagina como seu suado dinheirinho acabou tão cedo. Com os ricos isso não acontece: primeiro porque eles são ricos, é claro, mas também porque sabem que até os pequenos gastos devem ser controlados.

O ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, controla até os gastos com o cafezinho. Quando compra a bebida na rua, escolhe o menor tamanho e, mesmo assim, compra apenas quando sente que realmente precisa. Por quê? Porque ao longo do mês aquele R$ 5 que se paga em um café acaba virando uma quantia bem maior.

5 – Usar suas milhas na hora de comprar passagem

Viajar de avião está mais barato do que já foi um dia, mas não chega a ser exatamente uma pechincha. Se você enfrenta pontes aéreas com certa frequência, fique atento às promoções e, sempre que possível, acumule milhas aéreas em seu cartão de crédito. Aqui no Mega nós recentemente contamos a história do bilionário que comprou um quadro de R$ 635 milhões com seu Amex para, assim, acumular milhas aéreas. Economia pouca é bobagem!

6 – Dirigir o mesmo carro por 10 anos

Trocar de carro frequentemente – ou colecionar possantes – pode ser o ideal de vida de qualquer pessoa que sonha com a riqueza, mas a verdade é que tem muito ricaço por aí dirigindo o mesmo carro há anos. Os milionários Jim Walton, Azim Premji, Steve Balmer e Ingvar Kamprad não apenas não têm esse costume de trocar de carro com frequência como dirigem modelos acessíveis.

7 – Evitar o parcelamento de compras

É difícil, mas se você conseguir se disciplinar a comprar apenas no débito, vai ter uma vida financeira bem mais equilibrada. Não precisar se preocupar com parcelas intermináveis, juros e multas é uma ótima maneira de colocar as finanças em dia.

8 – Aprender a se contentar com menos

As pessoas evoluíram de tal forma que é possível dizer que agregamos valores emocionais a objetos que têm apenas valores materiais mesmo. Na ânsia de ser feliz a todo custo, achamos que comprar tudo é a solução. Adivinha só? Não é. Quanto mais você se conscientiza de que não precisa de objetos para ser feliz, menos consumista você será.

9 – Você tem 1.000? Então viva com 700

Gastar menos do que se ganha é um dos segredos de quem tem uma vida financeira nos trilhos – assim como o contrário é geralmente o início de uma vida de endividamento. Mesmo quem ganha muito bem costuma economizar na hora de gastar dinheiro e evita ao máximo gastar mais do que ganha, sabia? Fica a dica!

E você, tem alguma tática infalível para economizar dinheiro? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: