Morar nas ruas é uma situação bastante triste, na maioria dos casos; e se você já se imaginou vivendo sob marquises e viadutos, já deve ter pensado que, além das questões óbvias de segurança e conforto, quem vive sem uma casa geralmente não tem acesso a “luxos” como tomar um bom banho, escovar os dentes e fazer suas necessidades em um banheiro limpo.

Foi pensando justamente nesse tipo de dificuldade básica que um cara chamado Jake Austin resolveu tomar uma iniciativa inovadora. Basicamente, ele comprou um caminhão velho e transformou o veículo em um banheiro ambulante. Batizado de “Banho para as Pessoas”, o caminhão é todo equipado com aquilo que quem mora nas ruas definitivamente não está acostumado a ter: pias, espelhos, sabonetes, hidratantes e, claro, água quentinha para um bom banho. Veja:

“Uma boa higiene promove a saúde, abriga esperança e restaura a dignidade naqueles que a tenham perdido”, disse ele em declaração publicada no Bored Panda.

Um vídeo feito por Austin coletou depoimentos das primeiras pessoas que se beneficiaram do banho móvel. Algumas não lavavam o corpo havia mais de um mês e comemoraram a sensação de poder lavar os cabelos e tomar um banho decente depois de tanto tempo. É ou não é uma atitude louvável?

Se você se preocupa com pessoas desabrigadas e quer ajudar de alguma forma, vale sempre se lembrar de algumas coisas básicas. Mulheres de rua também menstruam, e doar absorventes higiênicos é sempre uma ótima ideia. Agora, em momentos de campanhas de agasalho, as pessoas se esquecem também de doar meias, luvas, cachecóis e roupas “pequenas”, mas que são bastante importantes em dias de frio.