#SaveMarinaJoyce: realidade ou teoria da conspiração?

27/07/2016 às 08:404 min de leitura

Desde a noite de ontem (26), o assunto mais comentado da internet é o suposto sequestro de uma jovem youtuber em Londres.

Segundo especulações, Marina Joyce estaria em cativeiro e seria forçada a gravar vídeos. Sua mudança de aparência e comportamento fez com que explodissem teorias das mais variadas nas redes sociais.

Antes e depois

Apesar de a polícia já ter divulgado que foi até a casa da jovem e que tudo está bem, uma live feita por Marina nesta manhã instigou novos comentários sobre a sua situação de risco.

Nos falamos sobre o tema na live do Mega Curioso de hoje, assista aqui. 

Entenda o caso

Com mais de 600 mil inscritos em seu canal, ativo há pouco mais de 3 anos, Marina Joyce parecia ser mais uma garota normal, contando sobre o seu cotidiano e dando dicas de maquiagem e roupas para outras jovens.

Vídeo de 2014

Porém, há alguns meses, fãs têm observado uma mudança brusca no comportamento e na aparência da garota, que está bem mais magra, cheia de hematomas, além de parecer assustada em seus novos vídeos.

Há 6 meses, a jovem começou a namorar e, segundo os fãs, foi aí que as coisas mudaram. Porém, foi um vídeo em especial que desencadeou todo o rumor: nele a jovem aparece desnorteada, com muitas marcas nos braços, e parece seguir as ordens de alguém que está por trás das câmeras. Muitas pessoas afirmaram ouvir um sussurro aos 12 segundos, que significaria “help me” (me ajude).

Para piorar a situação, na noite de ontem, Marina usou o seu perfil no Twitter para fazer um convite: os seus seguidores deveriam encontrá-la às 6h30 da manhã em um suposto evento. Achando isso bem estranho, muitas pessoas alertaram para os riscos do encontro e acharam que o desfecho poderia ser trágico. 

Marina Joyce

“Me encontre em Bethnal Green às 6h30 da manhã se você quiser se divertir comigo neste evento – traga um amigo para que você não fique perdido”

 Um dos fãs da jovem publicou no fórum "Pan" alguns dos pontos que reforçam a versão de que ela estaria sendo forçada a gravar os vídeos.

“Tenho a sensação, juntamente com muitas outras pessoas, de que alguém está forçando Marina a fazer esses vídeos. Provavelmente o seu namorado, mas é possível que ela tenha sido sequestrada ou esteja sob efeito de drogas. Seus olhos continuam desviando da câmera e sua linguagem corporal a faz parecer muito desconfortável, quase como se ela estivesse repetindo o que alguém está fazendo. Ela mal fica parada, está sempre tremendo, e seu corpo parece instável”.

Garota parece assustada

Outros usuários também notaram que em outro vídeo, intitulado “Every Day Makeup Tutorial”, é possível ver uma espingarda em um canto do seu quarto, além de alguns frascos de remédio em sua cabeceira. No trecho 4:31, um carro chega ao local e é possível ver a mudança na expressão da garota.

Arma aparece no quarto da garota

No vídeo “Why i’m vegan”, a jovem pisca constantemente, usando frases rápidas, algumas vezes repetidas e até mesmo sem conexão. Os fãs também guardaram um print em que, ao ser questionada se estava bem, a jovem responde com um "sim" seguido de um "não" – a segunda resposta foi apagada logo depois.

Qual a resposta certa?

Teorias

1. Atentado terrorista

O estranho convite para que os fãs a encontrassem na estação de metrô Bethnal Green fez com que muitos se lembrassem do atentado ocorrido em 7 de julho de 2005, quando uma série de explosões atingiram o sistema de transporte público da capital britânica e deixaram 52 mortos e cerca de 700 pessoas feridas.

Muitos chegaram a cogitar que a jovem estaria em posse do ISIS, o que aumentou a insegurança quanto ao evento.

2. Sequestro e violência doméstica

A maioria das pessoas acredita que o namorado de Marina a mantém em cárcere privado e manipula todos os seus vídeos. Além do "help me" e das indicações claras de que existe sempre alguém com ela, para os defensores da teoria, os diversos hematomas no corpo da garota provariam que ela está sofrendo violência doméstica.

Galeria 1

Pessoas disseram ouvir barulhos de corrente em outro vídeo da jovem

Quem seria este homem?

3. Dependência química

Muitos acreditam que todas as situações estranhas vistas nos vídeos têm relação com o abuso de drogas. Em uma imagem que está circulando no Twitter, são mostrados oito fatos pelos quais a jovem seria dependente química, entre elas: os hematomas, que seriam resultado do uso de crack ou morfina; a forma como ela para de falar e olha assustada para o outro lado, como se tivesse tido uma alucinação; e as ânsias que a jovem tem no meio das gravações.

Marina Joyce

4. Madeleine McCann

Alguns internautas chegaram a ligar a youtuber ao caso de Madeleine McCann, uma criança desaparecida em Portugal em 2007. Porém, Madeleine deveria estar com 12 anos atualmente, e Marina tem 19.

Madeleine McCann

5. Ação de marketing

Há quem acredite que tudo não passa de uma grande ação de marketing de "Black Mirror", uma série de suspense que aborda o lado negro da vida relacionado à tecnologia.

Repercussão

Depois de uma longa madrugada de especulação e de uma visita da polícia, a jovem gravou uma live na manhã desta quarta-feira (27) afirmando estar tudo bem. É claro que a maioria não acreditou e novas teorias começaram a se formar, como o fato de Marina ter pintado duas faixas azuis no rosto, o que simbolizaria violência doméstica. Porém, nada ficou comprovado até agora.

 

Curiosamente, Marina acaba de fazer um novo tweet, em que marca um novo encontro para o sábado:

Marina Joyce

Qual é a sua opinião sobre o assunto? A jovem estaria com problemas ou tudo não passa de teoria da conspiração? 

Imagem

Últimas novidades em Mistérios

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: