E agora: como não ser atingido por um raio?

05/03/2017 às 04:002 min de leitura

Ser atingido por um raio parece uma daquelas coisas raras e que nunca vai acontecer com você, mas basta puxar pela memória e você se lembrará das notícias que eventualmente aparecem na mídia de pessoas que conseguiram sobreviver a um raio.

Então, assim como é importante saber se defender de um cão feroz, saber o que fazer poucos instantes antes da queda de um raio pode ser decisivo para garantir sua segurança. Pensando nisso, a equipe do The Art of Manliness criou um breve guia ilustrado com alguns passos que você deve seguir quando estiver em perigo. Confira as instruções da ilustração (em sentido horário):

Reprodução/The Art of Manliness
  1. Agache-se como um receptor (catcher) de beisebol. Abaixe o máximo que conseguir. Quanto mais perto você ficar do chão, menores são as chances de ser atingido por um raio. Mas nunca se deite!
  2. Se as pontas do seu cabelo começarem a levantar ou sua pele começar a formigar, a queda de um raio é iminente. Imediatamente fique na posição agachada. Porém, saiba que o raio pode cair mesmo sem esses sinais.
  3. Coloque as mãos sobre as orelhas para minimizar a perda de audição por causa do alto estrondo do trovão que vai passar bem perto de você.
  4. As pontas dos seus pés devem ser a única parte a encostar no chão. O raio pode tocar o chão primeiro e então entrar no seu corpo. Quanto menor o contato com o chão, menores são as chances de que a eletricidade entre no seu corpo.
  5. Encoste seus calcanhares. Se a eletricidade do chão entrar através do seu pé, isso aumenta as chances de que ela entre por um pé e saia pelo outro em vez de passar pelo resto do seu corpo.
  6. Não toque nada que possa ser um condutor.

Além de saber essas dicas, o site ainda traz algumas informações para que você possa se prevenir durante uma tempestade de raios. A primeira (e mais óbvia) delas é evitar lugares abertos. Mas, se você estiver desprevenido, é possível saber identificar um momento crítico.

Shutterstock

Para isso, siga a regra dos 30, que funciona da seguinte maneira: assim que você vir um raio, comece a contar até 30. Se você ouvir o trovão antes de chegar ao número 30, procure entrar em um prédio ou um carro e não saia até que passe 30 minutos do último trovão que você puder ouvir.

Se não houver onde se esconder durante uma tempestade de raios, procure abrigo em uma área baixa e com mata densa. É preferível ficar entre árvores baixas, mas procure não chegar muito perto delas. Acima de tudo, evite objetos altos e isolados – como árvores e postes –, já que os raios tendem a atingir os elementos mais altos de uma região.

Por fim, se você estiver em um local aberto, procure uma área baixa – como um vale ou um barranco –, mas tenha cuidado para não entrar em contato com a água, já que ela é um condutor de eletricidade.

*Publicado originalmente em 30/04/2014.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: