Jovem que sumiu no Acre deixou 'chave' para decodificar livros

05/04/2017 às 12:392 min de leitura

O jovem Bruno de Melo Silva Borges, de 24 anos, está desaparecido desde segunda-feira passada (27). Bruno foi visto pela última vez durante um almoço de família às 14h, na cidade de Rio Branco, no Acre. Após o desaparecimento, foram encontradas no quarto do rapaz paredes repletas de mensagens, símbolos gnósticos, uma estátua do filósofo Giordano Bruno orçada em R$ 7 mil e 14 livros criptografados escritos pelo próprio jovem. Ontem (4), hackers enviaram ao TecMundo uma página que teve a codificação quebrada — e você pode saber mais aqui.

Bruno deixou uma "chave" para quem encontrasse os livros criptografados

Além disso, de acordo com uma reportagem do G1, Bruno de Melo deixou uma "chave" para quem encontrasse os livros criptografados. No caso, essa "chave" é um guia para facilitar a decodificação. A família afirma que os escritos de Bruno foram feitos "com a utilização de pelo menos quatro códigos diferentes".

A família de Bruno também comenta que ela busca ajuda para decifrar os livros. "Algumas coisas já conseguimos traduzir, mas é muito conteúdo. Alguém que fosse especializado talvez pudesse tentar fazer de uma forma mais rápida, mas tem muita gente nos procurando e estamos com dificuldade de distinguir quem realmente entende e quem é curioso", disse a irmã do rapaz desaparecido.

Chave (imagem/G1)

Decifrando as letras

De acordo com a informação recebida ontem pelo TecMundo, a internet já está mobilizada para decifrar as mensagens, mas, para isso acontecer, é necessário que os livros venham a público. No caso, o diretor da Antecipe, plataforma de gerenciamento de vulnerabilidades, Igor Rincon, e o líder de desenvolvimento, Renoir dos Reis, montaram um site chamado "Decifre o Livro" para ajudar a descriptografar outras páginas que venham a surgir.

Decifre o Livro busca decodificar os textos

Os livros estão em posse da Polícia Civil e da família. Exatamente por isso, não há como o trabalho de descriptografação seguir adiante — a não ser que as páginas sejam liberadas para conhecimento público. Até o momento, uma página que foi fotografada é a que você acompanha aqui embaixo. Perceba que já existem anotações indicando a solução para alguns caracteres.

Mais abaixo você encontra a página decodificada

Página

Agora, você lê na íntegra a decodificação da página fotografada

"Caminho difícil

Por milhares de anos o ser humano vem tentando encontrar respostas para perguntas como 'qual o sentido da vida'? A filosofia que, ao que tudo indica, parece ter se iniciado com Tales de Mileto em meados de 700 a.C. visa encontrar vestígios de perguntas sem respostas. A pesquisa profunda pela verdade absoluta advém da filosofia, e quando falamos a respeito de caminhos fáceis ou difíceis estamos nos referindo a esse tipo de teorema.

É fácil aceitar o que desde criança te ensinaram que é errado. Difícil é, quando adulto, entender que te ensinaram errado o que desde criança você suspeitou que fosse correto. Em outras palavras, se você se enquadra em algum cujos estímulos do meio lhe determinaram certo comportamento, fazendo com que estivesse à mercê de crenças já providas e bem estabelecidas em dogmas e rituais, com uma massa concentrada de pessoas nela; ou permitindo-o ficar no conformismo, aceitando o conceito de felicidade e de sentido da vida embutido pela mídia e pela sociedade, então claramente você faz parte do caminho fácil para a busca da verdade absoluta.

Acaso se enquadre na segunda opção, ou seja, aquele que suspeitava de todo conjunto de crenças que lhe foi enraizado, então este tem tudo para ser um investigador da veracidade nas coisas ao seu redor, entrando em um caminho mais complicado, no qual uma minoria se arrisca ou enfrenta com bravura."

*Via Tecmundo.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: