A foto do farol sendo praticamente engolido por uma onda gigante, enquanto o faroleiro espiava pela portinha, ficou famosa no mundo inteiro. E como acontece quase sempre com essas imagens capturadas no momento certo, muita gente se pergunta “o que aconteceu depois?”.

O responsável por essa proeza se chama Jean Guichard e nasceu em Paris em 1952. Ele registrou a famosa foto “Phares dans la Tempete, la Jument”, que basicamente significa “Um Farol na Tempestade, La Jument”, em 1989, na costa noroeste da França. 

A história da foto

Em 21 de dezembro de 1989, o farol de La Jument enfrentou uma tempestade tão agressiva que chegava a levantar ondas de 30 metros contra a estrutura. Sabendo disso, Guichard contratou um helicóptero com a intenção de tirar fotografias aéreas da tempestade.

Foi ao ouvir o som do helicóptero de Guichard que o faroleiro Theodore Malgorne decidiu sair rapidamente para ver o que estava acontecendo; logo em seguida, a onda gigantesca atingiu o La Jument.

Ao perceber a água subindo pelo farol, o fotógrafo fez o máximo possível de cliques antes que o momento passasse; o faroleiro, por sua vez, deu a sorte de perceber no último segundo a onda prestes a engoli-lo e correu em tempo para dentro, o que com certeza salvou sua vida.

O La Jument foi construído em 1911 e continua em pé, mas está automatizado desde 1991, evitando riscos para mais faroleiros.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!