Disney confirma lenda urbana: há cinzas humanas espalhadas pelos parques

01/11/2018 às 05:002 min de leitura

Em 2007, o Los Angeles Times noticiou um acontecimento bizarro em um dos parques da Disney: em Anaheim, na Califórnia, uma mulher foi flagrada jogando um material não identificado no rio da atração de Piratas do Caribe.

Esse episódio serviu para alimentar uma lenda urbana que já existia na época. Falava-se que frequentadores dos diversos parques da Disney os escolhiam para que fossem o lugar de descanso eterno de entes queridos cremados.

Naquela ocasião, muitos relatos similares foram surgindo em blogs, confirmando que essa era uma prática bastante comum. No entanto, um porta-voz do complexo se pronunciou, dizendo que a equipe não estava ciente de que isso era algo que acontecia e “não acreditava que isso fosse um problema”. A despeito disso, parece que esse tipo de homenagem acontece há muitos anos na Disney, visto que existe menção ao fato inclusive em um episódio de "Mad Men" (7x01).

Segundo o porta-voz, o despejo de cinzas humanas nos parques configuraria violação ao Código de Saúde e Segurança. Confirmou-se, porém, que realmente algumas famílias pediam autorização realizar esse tributo a seus entes queridos, mas, oficialmente, a Disney sempre respondia que isso não era permitido.

Já neste mês de outubro, Adam Clark escreveu para o Gizmodo uma matéria em que se atesta que o despejo de cinzas pelos parques da Disney é ainda mais comum do que se imaginava: isso acontece com tanta frequência que, pelo menos mensalmente, os funcionários do complexo utilizam até mesmo um código específico para reportar tais episódios.

“HEPA cleanup” serve como um chamado para que alguém responsável pela limpeza compareça ao local indicado com um tipo de aspirador de pó especial para poeiras extremamente finas, como são as cinzas humanas. Conforme relatou um funcionário, o brinquedo The Haunted Mansion parece ser um dos preferidos desse público, embora também seja possível encontrar restos mortais inclusive em canteiros de flores.

Normalmente, as pessoas que vão aos parques com esse intuito carregam consigo as cinzas guardadas em potes de remédios controlados, em estojos de maquiagem ou em sacolas plásticas escondidas no fundo de suas bolsas. Depois, lá dentro, escolhem um lugar longe das vistas dos funcionários para fazer a dispensa. Há quem diga que o melhor horário para executar o plano é próximo ao fechamento dos estabelecimentos, enquanto todos estão distraídos com os fogos.

A Disney adverte, ainda assim, que o frequentador que for flagrado jogando cinzas em algum lugar, seja ele qual for, será retirado imediatamente, assim como os restos de seus entes queridos serão recolhidos tão logo o alerta “HEPA cleanup” for emitido.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: