The Silent People: disposição artística assusta pessoas no Google Maps

21/05/2020 às 05:422 min de leitura

O Google Maps é uma ferramenta muito utilizada por pessoas que se interessam pelos pontos turísticos do nosso planeta ou que estão curiosas para ver como é uma cidade. A alternativa de vagar virtualmente por ruas nunca exploradas costuma ser muito gratificante. Porém, uma disposição artística está tirando o sono dos viajantes do Maps e ficando famosa na internet.

The Silent People

O projeto é obra de Reijo Kela e foi inaugurada em 1988. The Silent People, traduzido do finlandês Hiljainen kansa, significa As Pessoas Silenciosas, talvez pelo fato de ser um ambiente extremamente quieto e "muito povoado". 

As pessoas, nesse caso, são bonecos muito semelhantes a espantalhos que estão sendo colocados em um campo aberto e vestidos como humanos. Para deixar ainda mais creepy o projeto, os bonecos até tem suas roupas trocadas rotineiramente. 

Confira o vídeo abaixo com algumas imagens de The Silent People.

A obra é um ponto turístico que fica ainda mais macabra durante o inverno, quando as "pessoinhas" ficam cobertas de neve em meio a um clima bem mais estranho. Veja um exemplo neste clipe do músico Broken Thought:

Significado e os cuidados com Hiljainen kansa

O significado dessa obra de arte feita por Reijo não foi revelado pelo artista, logo inúmeras teorias existem sobre o que o inspirou. A mais famosa delas é a de que As Pessoas Silenciosas representam aqueles que morreram durante a Winter War — guerra entre Finlândia e União Soviética que aconteceu entre 1939 e 1940. 

Originalmente, a obra estava colocada em Lassila, perto de Helsinque. Após isso, migrou por vários locais, como no Market Place da Praça do Senado da capital finlandesa, depois nas margens do rio Jalonuoma, em Ämmänsaari. Por fim, encontrou o seu lugar em 1994 em um campo vazio perto de Suomussalmi.

A disposição artística é mantida pelo Suomussalmi Youth Workshop, que repara possíveis danos e troca as roupas das "pessoas" para a obra se manter renovada. Entretanto, esse extremo cuidado acaba deixando The Silent People ainda mais assustadora, já que dá a sensação de que os bonecos saem dali e vão trocar suas vestimentas. 

(Fonte: Lost in Finnish/Tumblr/Reprodução)(Fonte: Lost in Finnish/Tumblr/Reprodução)

O fato de eles serem parecidos com espantalhos, terem suas roupas trocadas e uma possível origem macabra é somado ao de que, de longe, os bonecos parecem inúmeras pessoas encarando alguma coisa. Assustador, não é mesmo?

Ficou curioso? É só clicar aqui para acessar a visão do Google Maps da obra The Silent People!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: