Arqueólogos desenterram líquido misterioso de 2 mil anos na China

01/06/2020 às 06:342 min de leitura

Arqueólogos desenterraram um vaso de bronze de 2 mil anos contendo mais de três litros de um líquido desconhecido na cidade de Sanmenxia, no centro da China. O pote de bronze, cuja parte superior tem a forma do pescoço e da cabeça de um cisne, foi encontrado dentro de uma tumba junto com outros objetos funerários, como um capacete de bronze e espadas de jade e ferro.

Um especialista de Pequim vai analisar uma amostra do líquido para identificar a substância encontrada no vaso de bronze (Fonte: AsiaWire / Sanmenxia Archaelogy / Divulgação)Um especialista de Pequim vai analisar uma amostra do líquido para identificar a substância encontrada no vaso de bronze (Fonte: AsiaWire / Sanmenxia Archaelogy / Divulgação)

O líquido misterioso tem cor marrom-amarelada, próxima do castanho, e continha diversas impurezas. Embora algumas pessoas especulem que o recipiente possa conter alguma forma precoce de álcool, uma amostra do material foi enviado para especialistas em Pequim para testar a substância antes de confirmar qualquer coisa.

Pote de bronze em formato de cisne

O pote de bronze com cabeça de cisne é um achado raro. É a primeira vez que um item como esse é achado na cidade de Sanmexia. O vaso é muito realista, e inclui a boca e os olhos dos animais, o que mostra como as civilizações primitivas eram hábeis na criação de objetos em bronze.

Pote de bronze foi realizado em formato de cisne branco com riqueza de detalhes (Fonte: AsiaWire / Sanmenxia Archaeolgy / Divulgação)Pote de bronze foi realizado em formato de cisne branco com riqueza de detalhes (Fonte: AsiaWire / Sanmenxia Archaeolgy / Divulgação)

Algumas pessoas acharam que o pote se assemelhava a um ganso. No entanto, os veterinários concluíram que era mais provável que o objeto fosse um cisne devido ao seu bico mais longo, informou o Instituto Arqueológico de Sanmenxia. Especialistas acreditam que o animal era um cisne-branco, também conhecido como Cygnus olor.

Túmulo de um guerreiro

Uma análise preliminar baseado na forma do túmulo indica que a construção foi realizada na virada da dinastia Qin (221 a.C.-207 a.C.) para a dinastia Han (202 a.C.-220 a.C.), um período caótico e devastado pela guerra. Seu proprietário pode ter sido um funcionário de baixo escalão com um título como guerreiro.

Localizada entre Xi'an e Luoyang, duas capitais antigas da China, a cidade de Sanmenxia costumava servir como artéria militar e de tráfego. Como resultado, ela é rica em relíquias históricas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: