O riacho assassino da Inglaterra é o lugar mais perigoso do mundo

11/06/2020 às 03:002 min de leitura

Num trecho do rio Wharfe, localizado entre a Barden Tower e a Abadia de Bolton na região de Yorkshire no norte da Inglaterra, fica o local mais perigoso do mundo. Conhecido como Bolton Strid, o trecho de água tem uma taxa de mortalidade de 100%, ou seja, toda pessoa que cair ali terá morte certa.

Embora não haja um registro oficial das mortes ocorridas no Strid, sabe-se pelas referências literárias que não apenas pessoas de Yorkshire mas de toda a Inglaterra já foram vítimas da armadilha aparentemente calma. Hoje existem nas margens placas com os dizeres: "O Strid é perigoso e reivindicou vidas no passado. Por favor, afaste-se. E cuidado com as pedras escorregadias!"

O rio Wharfe (derivado da palavra "weorf", ou rio sinuoso) tem cerca de 105 quilômetros de extensão e, desde as suas nascentes em Green Field Beck e Oughtershaw, é raso e largo com uma distância média entres as margens de nove metros. Porém, ao chegar no Strid, essa distância entre margens cai para cerca de apenas um metro.

Esse estreitamento das margens cria uma espécie de gargalo que aumenta a pressão da correnteza fazendo com que a água corroa a parte inferior das rochas, criando um abismo profundo do qual não se sabe ao certo a extensão. Especula-se também que a água tenha esculpido um labirinto subterrâneo sob as pedras.

A (má) fama mundial

A projeção mundial do Bolton Strid começou em 2016, quando o youtuber inglês Tom Scott postou um vídeo que chamou de "O trecho de água mais perigoso do mundo”. Embora reconheça no vídeo que há muitas outras águas turbulentas e mortais no planeta, é a aparência calma do Strid que o torna tão enganoso e letal.

O nome "strid" é irônico pois significa uma "passada" e isso acontece com muitas pessoas. "Geralmente você pode vê-los chegando, mas este é apenas um riacho de aparência inocente no meio da floresta", diz Scott. "Você pode simplesmente pular sobre ele -- e algumas pessoas o fazem. Mas, se você errar o pulo, ele te mata."

A última tragédia registrada no local ocorreu no ano de 2010, quando um garoto de 13 anos escorregou num banco rochoso, caiu na água e se foi para sempre. O curioso é que a péssima fama do local tem atraído cada vez mais caminhantes e aventureiros.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: