Cosmóloga apresenta teorias sobre o fim do Universo

08/08/2020 às 14:302 min de leitura

Em entrevista ao Newsbeat da BBC, a cosmóloga Katie Mack comentou que "saber como o Universo terminará é libertador". Autora do recente livro The End of Everything (Astrophysically Speaking) e atualmente professora da Universidade Estadual da Carolina do Norte (Estados Unidos), ela ficou conhecida por abordar em seus trabalhos a origem do Universo e seu iminente fim.

Mack falou de quando Stephen Hawking a chamou de cosmóloga, fato decisivo para a pesquisadora continuar a se aprofundar em seus estudos. Além disso, ao abordar o complexo assunto com uma linguagem não necessariamente simples, mas direta e até mesmo polêmica, ela rapidamente ganhou as redes sociais e atualmente conta com mais de 360 mil seguidores no Twitter.

"Eu sei que muitos cientistas evitam dificultar a escrita e orientam em muitos caminhos, mas acho que, às vezes, é bom ter um momento para absorver todo o conteúdo", ressaltou ela. Em sua análise, Mack partiu do princípio de que cientistas ainda não sabem de fato como ocorreu a expansão do Universo primitivo; nesse sentido, não há como prever como e quando acabará, o que a levou a pensar em diversas possibilidades.

"Uma das minhas propostas no livro é compartilhar esse terror, o que pode parecer ruim, mas também pode ajudar as pessoas a buscar uma conexão mais pessoal com o que acontece no mundo", comentou.

Katie Mack, autora do livro The End of Everything: (Astrophysically Speaking)Katie Mack, autora do livro The End of Everything (Astrophysically Speaking).

Dentre as principais causas que podem levar ao fim da existência, ela destaca um cenário de aquecimento por forças internas e externas como o mais provável. Outra suposição é a expansão do Universo rumo a um processo de desaparecimento, possibilidade que ela classifica como "a não mais emocionante".

Haveria também a deterioração do vácuo, na qual os campos quânticos estariam em seu estado de energia mais estável, gerando resultados catastróficos para todo o Universo — teoria chamada por Hawking de Partícula de Deus. "Essa é a que eu acho mais divertida. Mas diversão talvez não seja uma palavra que eu deva usar sobre a destruição do Universo. Provavelmente não vai acontecer nos próximos trilhões de anos, mas, tecnicamente, poderia ocorrer a qualquer momento", disse em tom de brincadeira.

Todas as possibilidades são baseadas em perspectivas reais do comportamento do Universo e oferecem às pessoas um "senso de perspectiva", de acordo com Mack. "Muitos aspectos da vida moderna são projetados para tentar nos convencer que estamos totalmente seguros, protegidos e no controle de tudo ao nosso redor. E isso simplesmente não é verdade, cosmicamente falando", concluiu.

Cosmóloga apresenta teorias sobre o fim do Universo via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: