Você sabe quem é o homem que encontrou a Fonte da Juventude?

08/04/2018 às 03:001 min de leitura

Beber um pouco de água e rejuvenescer muitos anos é um sonho tentador para muitas pessoas desde séculos atrás. O escritor americano Mark Twain escreveu certa vez: a vida seria infinitamente melhor se pudéssemos nascer com 80 anos e nos aproximássemos gradualmente dos 18 anos. Referências prematuras ao Benjamin Button de lado,  Twain já tinha sonhos com algo que pudesses nos rejuvenescer.

Muito antes deles, um outro ícone histórico foi responsável pela origem contemporânea (já que existem inúmeras referências em outras culturas) e disseminação do mito de algo semelhante. O nome dele é Ponce de León, explorador espanhol que desembarcou nas terras da Flórida no começo do século 16. Ele desejava encontrar uma fonte mística capaz de tornar os mais velhos mais jovens, porém só encontrou a vastidão da Península da Flórida.

Entretanto, alguns relatos históricos dizem que ele encontrou sim o tal lugar – porém o manteve em segredo. Um dos supostos locais onde as águas da juventude correm é St. Augustine; cidade mais antiga dos Estados Unidos. Inclusive, há um marco do espaço encontrado por Léon na cidade. O problema é que as pessoas que bebem as águas da cidade não rejuvenescem – pelo menos por enquanto.

Quadro de suposta Fonte da Juventude Fonte da imagem: Reprodução/National Geographic

Outros historiadores dizem que Ponce de Léon não queria encontrar essa fonte, porém que acabou esbarrando nela em suas jornadas. Segundo o historiador Ryan Smith, as pessoas estão mais interessadas em encontrar A fonte do que realmente saber se ela já foi descoberta. Nenhum documento da expedição original de Ponce de León foi encontrado (o que contribui com o mistério), fazendo com que Smith tenha uma teoria bastante peculiar.

De acordo com Smith, os historiadores espanhóis podem ter inventado esse conto todo por que Ponce de León estava velho e queria restaurar seu vigor sexual. Se isso é verdade ou não, jamais poderemos saber. Ironicamente, um cemitério com os restos mortais de inúmeros espanhóis que chegaram aos Estados Unidos foi encontrado bastante próximo do marco da Fonte da Juventude.

*Publicado em 26/07/2013

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: