Desafio: atreva-se com os quebra-cabeças mais difíceis de todos os tempos

07/05/2017 às 04:002 min de leitura

Você é do tipo que adora esquentar os miolos com palavras-cruzadas, joguinhos de Sudoku, problemas de lógica e outros quebra-cabeças semelhantes? Então, que tal dar uma espiadinha em alguns dos desafios mais difíceis de todos os tempos? O pessoal do site Conceptis Puzzles publicou um artigo com os dez mais complicados do mundo, e você pode conferir — e se atrever a solucionar — cinco deles a seguir:

1 – Sudoku

Fonte da imagem: Reprodução/The Telegraph

O jogo acima, desenvolvido por um matemático finlandês, em uma escala de dificuldade variando de 1 a 5 estrelas, bateria a marca de 11! O desafio demorou três meses para ser criado, e quem decidir completá-lo deve considerar todas as opções possíveis e imagináveis, além de prever até alocações numéricas que deverão ser realizadas ao longo do passatempo.

2 – Problema de Bongard

O Problema de Bongard, inventado pelo cientista russo Mikhail M. Bongard na década de 60, consiste em apresentar dois grupos de diagramas relativamente simples — A e B —, sendo que um dos grupos apresenta um atributo ou fator comum que não existe no outro grupo. Para solucionar o problema, é necessário formular ou descobrir qual é esse elemento comum.

Fonte da imagem: Reprodução/Harry Foundalis

Na imagem acima, que serve de exemplo para você entender como solucionar o problema, a resposta é que todas as figuras da página esquerda são triângulos. Com isso em mente, tente encontrar a resposta para o problema abaixo:

Fonte da imagem: Reprodução/Conceptis Puzzle

3 – Kakuro

Fonte da imagem: Reprodução/Conceptis Puzzle

O Kakuro consiste em uma combinação de Sudoku, matemática básica e palavras-cruzadas, e o objetivo é preencher todas as lacunas vazias com números que variam de 1 a 9 de forma que a soma de cada bloco horizontal seja igual à “pista” informada à esquerda, e a soma de cada bloco da vertical seja igual ao número que se encontra no topo da coluna. Além disso, nenhum número pode ser usado no mesmo bloco mais de uma vez. Boa sorte...

4 – Lacunas

Fonte da imagem: Reprodução/Conceptis Puzzle

Parecido com o “batalha naval”, o jogo acima consiste em decidir — através da lógica — quais quadradinhos devem ser preenchidos e quais devem permanecer vazios para revelar uma imagem escondida no quadro. No entanto, os números presentes nas lacunas indicam quantos dos quadradinhos adjacentes devem ser preenchidos (incluindo o que conta com o número), e quando aparecer o “0”, isso significa que nenhuma lacuna deve ser pintada.

5 – Lógica

Fonte da imagem: shutterstock

O problema a seguir foi desenvolvido em 1996 pelo norte-americano George Boolos, que nomeou o enigma como o mais difícil do mundo. Leia a charada e comprove se Boolos tem razão ou não:

“Três deuses — A, B e C — são chamados sem ordem específica, sendo eles Verdadeiro, Falso e Aleatório. O Verdadeiro sempre diz a verdade, o Falso sempre fala falsamente, enquanto que o Aleatório fala das duas formas (verdadeira e falsa) ao acaso. O desafio consiste em determinar as identidades de A, B e C através de perguntas cujas respostas sejam sim ou não feitas a um deus de cada vez. Contudo, embora os deuses entendam o nosso idioma, as respostas serão dadas na forma de da e ja e, apesar de essas palavras significarem sim e não, não sabemos qual delas significa o quê.”

Entendeu?

*Publicado em 8/8/2013

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: