Boliviano de 123 anos pode ser o homem mais velho do mundo

16/08/2013 às 12:491 min de leitura

Se os arquivos bolivianos estão corretos, Carmelo Flores Laura é o idoso mais velho do mundo, com 123 anos. Isso faz dele sete anos mais velho que o japonês Jiroemon Kimura, que até então foi considerado o homem mais idoso do planeta, como já falamos aqui no Mega. Entretanto, algumas análises precisam ser feitas para certificar a real idade de Carmelo.

Ele é um aimará, um dos povos nativos da América do Sul, não fala espanhol e não possui mais os dentes. Ele é capaz de andar sem utilizar bengalas e os óculos não são algo necessário, porém o idoso não consegue escutar tão bem as pessoas ao redor. Apesar de enxergar as coisas de modo embaçado, ele pode distinguir as pessoas e as formas dos objetos sem problemas.

Quando questionado sobre sua longevidade, ele disse que os seus hábitos são bastante simples: caminhar pelas colinas com os animais, mastigar as folhas encontradas na região, cultivar batatas e feijões e não comer arroz ou macarrão. O álcool não fez parte da vida de Flores, por mais que ele tenha afirmado que consumiu um pouco quando jovem.

Fonte da imagem: World News

Carmelo viajou pouco; nunca saiu do país e de um arco de 80 quilômetros ao redor do lugar em que vive. Dos seus filhos, somente um está vivo, Cecilio, com 67 anos. Ele tem 40 netos e 19 bisnetos; todos eles moram próximo de Flores, em Frasquia. O próprio lugar parece ter parado no tempo, já que somente nos últimos anos a região recebeu energia elétrica.

O diretor de registros civis da Bolívia, Eugenio Condori, diz que Flores nasceu no dia 16 de julho de 1890. Condori falou que na época não existiam registros civis de nascimento, porém que os bebês eram batizados e os documentos então emitidos. Entretanto, o diretor não quis divulgar o documento, já que se trata de um registro pessoal – fato torna o caso um tanto impreciso.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: