5 mistérios bizarros ao redor do mundo

21/02/2014 às 10:383 min de leitura

A história sempre traz alguns exemplos de acontecimentos estranhos que nunca foram muito bem explicados e que abrem margem para muitas interpretações. Enquanto alguns casos são totalmente verídicos e sérios, outros parecem ter um quê de mágico e adições de lendas urbanas. Nós já listamos alguns desses exemplos aqui no Mega Curioso, você ver ler os artigos aqui e aqui. Seja como for, você pode conferir abaixo cinco histórias de situações bizarras que nunca foram completamente explicadas:

1 – O caso das armas de Purulia

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Esse misterioso evento ocorreu em 17 de dezembro de 1995 na Índia e até hoje não existem explicações exatas sobre as verdadeiras razões do acontecimento. No dia 17, o céu da região do Distrito de Purulia foi invadido por uma chuva de rifles, granadas, pistolas e os mais variados tipos de armamentos. Um avião letão percorreu o espaço aéreo indiano e fez o despejo de tais armas sobre o distrito inteiro, atingindo diferentes regiões.

Posteriormente, o avião foi identificado, assim como os seus passageiros – todos vindos da Letônia, com exceção do britânico Peter Bleach. Bleach já havia sido membro do Serviço Aéreo Especial do Reino Unido e foi considerado por muitos como um mercenário que tinha relações com o Serviço de Inteligência Secreto. Todos os seis foram sentenciados a prisão perpétua.

Contudo, supostamente o líder de todo esse esquema foi o dinamarquês Niels Hock, que possuía inúmeros pseudônimos e conseguiu escapar da prisão. Intercessões russas conseguiram fazer com que os cinco letões fossem soltos e em 2006 Bleach foi libertado graças a um perdão presidencial após passar mais de oito anos em diferentes prisões com bom comportamento.

Apesar de as pessoas por de trás desse estranho evento terem sido identificadas, os seus propósitos até hoje são incertos. Algumas investigações dizem que as armas que caíram do céu eram para ser entregues a um grupo rebelde armado chamado Ananda Margal. Por outro lado, outras teorias dizem que vários países se uniram para despejar sobre a região de Purulia armas para a população – mesmo assim, o objetivo de tal ação nunca foi esclarecido.

2 – Doença dos rins na América Central

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

No início de 2000, uma doença misteriosa e fatal assolou os países da América Central, principalmente Honduras e El Salvador. Milhares de homens que trabalhavam em canaviais foram acometidos com uma doença abrupta que ocasionava o mau funcionamento dos rins. Duas teorias bastante diferentes tentaram explicar a origem das doenças.

A primeira disse que o surto de doenças do gênero entre se devia ao trabalho contínuo nas plantações e à exposição aos agrotóxicos – que então ocasionaram os problemas físicos. A segunda teoria é mais simples e diz que o árduo trabalho no canavial durante anos proporciona o enfraquecimento dos rins – o que explicaria por que só esses trabalhadores ficaram doentes. Seja como for, nunca houve explicações corretas, sendo que centenas de homens morreram.

3 – Cicada 3301

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Esse é provavelmente um dos exemplos mais enigmáticos dessa pequena lista. Cicada 3301 é um nome dado a uma organização misteriosa que ninguém foi capaz de identificar, pelo menos por enquanto, quais são suas origens e seus objetivos. Todos os anos, enigmas complexos de raciocínio são dispostos em diferentes localidades do mundo, como Havaí, Polônia, Espanha, Austrália e Coréia.

Os enigmas são normalmente desenhos compostos por elementos como criptografia, matemática, literatura, filosofia e segurança de dados. Segundo a Cicada 3301, o objetivo é encontrar indivíduos inteligentes para fins não especificados. Seja quem estiver por de trás desses puzzles, as charadas são provavelmente algum mecanismo de recrutamento internacional –  pelo menos é que o muitos querem acreditar. Instituições como CIA ou mesmo grandes empresas, como Microsoft, podem estar por de trás da Cicada 3301.

4 – Monstros nebulosos da Escócia

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

A Escócia certamente possui cenários bastante enigmáticos, com formações de pedras impressionantes e constantes névoas que insistem em permanecer no território em grande parte do ano. Talvez esses fatores tenham ajudado alimentar o mito do Fear Liath, tido como um ser misterioso que vaga por essas terras geladas. Batizado de Am Fear Liath Mor, ele é um ser de corpo de formato impreciso, quase como se fosse um gigante, que anda pelos picos de Ben MacDui.

Algumas das descrições do Fear Liath batem com o Pé Grande, especialmente por se tratar de um ser alto e com pelos pelo corpo. O explorador britânico J. Norman Collie visitou a região em 1925 e garantiu que escutou passos gigantescos ao seu redor, e que ao olhar para trás conseguiu enxergar o vislumbre de um enorme seu em seu encalço. Muitas teorias tentam explicar o fenômeno do Fear Liath, sendo que grande parte dela faz uso da angulação dos raios solares que se misturam com as densas névoas, criando silhuetas ilusórias que na verdade não existem.

5 – Aimée du Buc de Rivéry

Fonte da imagem: Reprodução/ListVerse

Aimée du Buc de Rivéry nasceu em 1768 na ilha de Martinique (colônia francesa no Caribe), em uma família de ricos e poderosos latifundiários. Ela foi enviada à Europa para estudar quando criança, porém quando estava com 11 anos a jovem desapareceu em uma viagem de retorno para Martinique. Por se tratar de uma jovem nobre, diversas investigações foram realizadas.

A principal suspeita recaiu sobre os piratas da região do Caribe que na época vendiam escravos brancos cristãos para o Império Otomano, na Ásia. Muitos acreditam que Aimée pode ter sido capturada em um desses navios e posteriormente vendida como concubina para um harém. Seguindo essa linha de pensamento, ela eventualmente se tornou a amante do Sultão Abdulhamid e mãe de Mahmud II. Essa relação foi feita por que Abdulhamid inesperadamente introduziu muitas ideias progressivas francesas no Império, que foram supostamente sugeridas por Aimée.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: