Maçonaria: o que é e como surgiu

04/10/2022 às 06:074 min de leitura

Se você escrever “maçonaria” no Google, encontrará mais de 5 milhões de resultados para a sua busca. Se tentar em inglês com o termo “freemansory”, o número passará de 9 milhões de resultados. Talvez esse seja um indício de que, primeiramente, o interesse e a curiosidade acerca dessa ordem ganham cada vez mais espaço e, em segundo lugar, que a maçonaria não é assim tão secreta quanto se imagina.

A maçonaria é a maior e mais antiga sociedade fraternal que busca promover valores como a integridade, a bondade e a justiça, além de ser conhecida por suas doações e ações de caridade. Fato é que definir o que é maçonaria em apenas uma linha é uma tarefa complicada.

Com quase 300 anos de história, a maçonaria reúne uma série de rituais e símbolos, além de ter sido adotada por muitas personalidades que marcaram a história do Brasil e do mundo. Para ficar por dentro de mais detalhes dessa ordem que reúne curiosos e admiradores, siga conosco.

Fonte da imagem: Shutterstock

Uma breve história

A falta de documentos e registros confiáveis não nos permite afirmar com certeza onde estão as origens da ordem. Existem especialistas que acreditam que a maçonaria teve início na Mesopotâmia, enquanto outros acreditam que ela possa ter surgido entre as primeiras manifestações religiosas que ocorreram no Egito. Há também quem defenda que a construção do Templo de Salomão marca o início da maçonaria. Ainda, é frequente ver a Ordem dos Cavaleiros do Templo e a Fraternidade Rosa-Cruz sendo citadas como influências na criação da maçonaria.

Já a sociedade fraternal nos moldes que conhecemos hoje foi estabelecida em 1717 na Inglaterra a partir de ideais iluministas e com a ajuda dos maçons já existentes e de construtores que haviam se reunido para reerguer a cidade de Londres após o incêndio de 1666.

Atualmente, os maçons somam mais de seis milhões de pessoas que não formam exatamente uma sociedade secreta – ou não estaríamos falando sobre isso abertamente –, mas sim uma organização que mantém seus segredos. Nesse sentido, Nigel Brown, grande secretário do United Grand Lodge da Inglaterra em entrevista à BBC, revelou que até 2017, ano em que a ordem completará seu tricentenário, a organização pretende ser mais “aberta e transparente” para “afastar os mitos da cabeça das pessoas”.

Fonte da imagem: Shutterstock

Como fazer parte da maçonaria?

A maneira mais comum de entrar para a ordem é contando com a indicação de um maçom, mas também é possível submeter uma solicitação a uma loja – como são chamados os templos maçônicos. O candidato precisa ser maior de idade e do sexo masculino, embora também existam organizações que admitem mulheres. Ainda, é preciso acreditar em um ser ou força superior, mas por não ser uma religião, a maçonaria aceita muçulmanos, católicos, espíritas etc. Por esse motivo, temas controversos – como religião e política – não podem ser discutidos durante as reuniões.

A maçonaria é composta por ritos, sendo que atualmente cerca de 50 ritos são praticados no mundo. Obrigatoriamente, ele compreende três graus: aprendiz, companheiro e mestre. Após essa fase, eles são classificados em diferentes categorias e os nomes variam de acordo com o rito.

  • O “Rito de York” é dividido em Graus Simbólicos, Capitulares, Crípticos e de Cavalaria;
  • O “Rito Escocês Antigo e Aceito” é formado pelos Graus Simbólicos, Inefáveis, Capitulares, Filosóficos e Administrativos – que representam o aperfeiçoamento do homem.

Os ritos têm características particulares e em cada um dos graus os maçons compartilham diversos ensinamentos. Quando um irmão alcança um grau, acontece um ritual cheio de simbologia. Nessas ocasiões, os maçons vestem túnicas, chapéus, aventais e faixas próprios para cada ritual, além de ter palavras e gestos específicos durante o evento.

Fonte da imagem: Shutterstock

Símbolos da maçonaria

Originalmente, o nome da ordem vem do francês maçonnerie, que significa “construção” ou “pedreira” e faz referência ao maçon, que seria o “construtor” ou “pedreiro”. Por extensão, pode se dizer que o termo significa uma “associação de pedreiros”. Por esse motivo, a ordem retirou boa parte da sua simbologia da arte de lapidar pedras e construir prédios: “Assim como na construção, a maçonaria significa avançar de nível em nível conforme você ganha conhecimento e experiência”, explica Brown.

Fonte da imagem: Reprodução/Loja São Paulo 43

Dessa maneira:

  • O compasso e o esquadro – que são dois dos símbolos mais comuns da ordem – representam a precisão e a retidão. Da sobreposição desses dois instrumentos podemos derivar a Estrela de Davi (que também recebe o nome de Selo de Salomão) e representa a criação e a perfeição;
  • A letra G, que pode ou não acompanhar a imagem do compasso e do esquadro, é uma referência à Geometria, além de representar o Grande Arquiteto do Universo;
  • O Olho da Providência – também conhecido como “o olho que tudo vê” – é mais um símbolo da maçonaria que ficou especialmente famoso por aparecer no verso das notas de um dólar e serve como um lembrete aos maçons de que eles estão sempre sendo observados pelo Grande Arquiteto do Universo. Esse símbolo costuma ser acompanhado por um triângulo ou por três pontos.

Outros símbolos importantes que podem ser encontrados nos templos são:

  • As colunas B (que significa Boaz, em referência à primeira coluna do Templo de Salomão) e J (que significa Jakin e quer dizer estabilidade em hebraico);
  • O chão dentro do templo costuma ser quadriculado de branco e preto, servindo como símbolo da diversidade e da oposição entre a luz e as trevas, o corpo e o espírito, o bem e o mal.

Fonte da imagem: Reprodução/Olhar Para o Fim

Mais curiosidades

  • Alguns dos maçons mais famosos do mundo são Silvio Berlusconi, Nelson Mandela, Johann Wolfgang von Goethe, George Washington, Martin Luther King Jr., Franklin Delano Roosevelt e Ludwig van Beethoven;
  • Já entre os brasileiros, a lista conta com Rui Barbosa, Marechal Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, Jânio Quadros, Bento Gonçalves e Espiridião Amin;
  • Apesar de a maçonaria ser exclusiva para maiores de idade, existem ordens especiais para os jovens – a Ordem Internacional do Arco-Íris e a Ordem Internacional das Filhas de Jó (para meninas de 11 a 20 anos) e a Távola dos Escudeiros (para meninos de 9 a 11 anos) a Ordem DeMolay (de 12 a 21 anos);
  • O hino França, ou A Marselhesa, foi composto pelo maçom Rouge de Lisle e foi cantado pela primeira vez na Loja dos Cavaleiros Francos de Estrasburgo;
  • Juntos, o Rito de York, o Rito da Emulação, o Rito Escocês Antigo e Aceito e o Rito Moderno reúnem 99% dos maçons.

*Publicado originalmente em 27/02/2014

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: