Você já parou para se perguntar por que as letras YKK aparecem nos zíperes?

12/05/2019 às 10:002 min de leitura

Se você é daqueles que acreditam que combinações de letras e números podem esconder teorias conspiratórias incríveis, tenho que informá-lo que o código que aparece na grande maioria dos zíperes do mundo não esconde nada demais. (Mas se você quiser se divertir com códigos secretos, não deixe de passar por aqui!)

As letras YKK são uma sigla para Yoshida Kogyo Kabushikikaisha – que mais parece um trava-línguas, mas é apenas o nome da empresa japonesa responsável pela fabricação de cerca de 90% dos zíperes do mundo inteiro. A empresa foi fundada em 1934 por Tadao Yoshida, e seu nome significa apenas Yoshida Indústria Limitada.

Atualmente, a YKK tem 206 instalações industriais em 52 países. Ela também é responsável pela maior fábrica de zíperes do mundo, que fica na Geórgia, nos Estados Unidos, e produz mais de 7 milhões de unidades por dia. Mas não é só de fecho-ecleres (sempre quis escrever essa palavra) que a YKK vive: a empresa também produz botões, outros tipos de fechos e máquinas para fazer zíperes!

AliExpress

Filosofia de sucesso

Mas se você nunca reparou que a grande maioria dos zíperes do mundo vem com essa inscrição, peço que interrompa a leitura desta matéria por alguns instantes e verifique os zíperes à sua volta. Confira jaquetas, bolsas, mochilas e não se esqueça da braguilha!

Bem, se a cada 10 zíperes produzidos no mundo, 9 são da YKK, a probabilidade de você ter encontrado pelo menos um dos aviamentos japoneses é altíssima. E o segredo do sucesso da empresa está no que o Sr. Yoshida batizou de “Ciclo de Bondade”.

Trata-se de um princípio que defende que “ninguém prospera a não ser que traga benefícios aos outros”. A partir daí, o empresário japonês se comprometeu a produzir os melhores zíperes do mundo e trabalha para que os produtos e serviços que oferece tragam benefícios para seus clientes e para a sociedade, ao mesmo tempo que favorece a própria empresa e seus funcionários.

*Publicado em 21/5/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: