Uma nova aparição do Monstro do Lago Ness? [vídeo]

27/08/2013 às 03:492 min de leitura

O Monstro do Lago Ness é um daqueles mitos impermeáveis à racionalidade — e que todas as agências de turismo digam, em coro, “amém!”. É provável que mesmo uma drenagem completa do referido lago geraria apenas uma nota de rodapé na lenda: diriam que “Nessie”, como é carinhosamente chamada a suposta criatura, ganha a propriedade física da sublimação diante de ameaças em potencial. De qualquer forma, “Nessie” pode ter aparecido novamente.

O registro fotográfico que abre este texto leva a assinatura de David Elder. Na verdade, o sujeito chegou mesmo a fazer um vídeo do ocorrido, que foi descrito como um “objeto negro” que provocava marolas ao singrar as águas do lago. “No canto do meu olho esquerdo eu vislumbrei aquela área escura na superfície da água, distante uns 15 pés, e que se transformou em uma onda”, disse Elder em entrevista ao jornal Daily Mirror.

“Eu estou convencido de que isso foi causado por um objeto negro abaixo da água. A água estava calma naquele momento, e não havia qualquer outro tipo de atividade”, ele complementa. A suposta criatura teria sido avistada perto do Fort Augustus, na extremidade sudoeste do lago.

Um mito com barba

O chamado Monstro do Lago Ness, o “Nessie”, já é uma verdadeira celebridade na porção norte da Escócia. Conta-se que a criatura mítica que movimenta o turismo local foi avistada pela primeira vez pelo missionário irlandês São Columbano em 565 d.C, enquanto nadava tranquilamente. Infelizmente, o mesmo sujeito afirmou também ter matado um javali com o poder de sua voz... O que acabou lhe minando um pouco a credibilidade.

A famosa "Foto do Cirurgião", de 1934 Fonte da imagem: Reprodução/HuffingtonPost

Em um período mais recente, o mistério foi novamente reacendido por meio da conhecida foto de 1934, tirada por Robert Kenneth Wilson, um ginecologista londrino — o qual, por resistir a ter seu nome associado à obra, acabou legando a esta o título de “A fotografia do cirurgião”. Posteriormente, provou-se que a fotografia não passava de mais uma manipulação.

De fato, o próprio governo escocês já declarou: não há nada ali além do fruto de imaginações férteis.

Herdeiro do plesiossauro?

Também não faltam teorias semicientíficas para tentar explicar a origem do monstro. De acordo com as descrições que se acumularam ao longo dos anos, há quem acredite que a criatura mítica pode ser, na verdade, um plesiossauro —  um parente do dinossauro extinto desde o período Mezosóico.

Seria "Nessie" um plesiossauro sobrevivente? Pouco provável. Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Trata-se de répteis subaquáticos de grandes dimensões que possuíam um longo pescoço (em relação ao tamanho da sua cabeça). Entretanto, a possibilidade de um único indivíduo da espécie ter sobrevivido por 63 milhões de anos é um tanto quanto absurda, o que fez com que alguns considerassem a existência de um grupo de animais vivendo no Lago Ness.

Entretanto, de acordo com o parecer de especialistas, o tamanho do lago e a quantia de alimentos não comportariam animais de grandes dimensões, conforme descrevem, de tempos em tempos, novos “crentes”. E há ainda outro detalhe: acredita-se que o plesiossauro jamais estenderia a cabeça para fora da água.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: