Mito ou verdade: o consumo de cenoura realmente faz bem para a nossa visão?

10/09/2014 às 10:282 min de leitura

“Coma cenoura porque faz bem para os olhos” é uma das frases favoritas das mães quando estão preparando aquele prato saudável para os filhos. E, se você ousa questionar a eficácia do alimento, não é raro que a resposta venha na forma de “Claro que sim. Já viu algum coelho de óculos?”. O fato é que não foi sua mãe que inventou isso: a relação de cenoura e saúde dos olhos começou a se popularizar durante a época da 2ª Guerra Mundial.

Nos diversos combates aéreos entre britânicos e alemães durante a guerra contra os nazistas, o governo da Inglaterra atribuiu o sucesso de seus pilotos em campanhas noturnas a uma dieta rica em cenouras. O antigo Ministério de Alimentos do país divulgava ostensivamente que os membros de sua força aeronáutica tinham uma visão noturna avançada graças ao vegetal, cujo consumo ainda era encorajado aos civis, para que eles não sofressem com os blecautes causados por bombardeios.

Mais tarde, acreditou-se que a Força Aérea Real Britânica (RAF) usou a informação estrategicamente para encobrir o uso da sua nova tecnologia de radares, que eram instalados de forma secreta nos aviões para as batalhas noturnas. Porém, nem todos concordam com essa teoria, já que, segundo Bryan Legate, curador-assistente do Museu da RAF em Londres, o plano nunca foi levado à frente para enganar os nazistas, que inclusive tinham sua própria versão de radar nos ares.

E então, a cenoura funciona?

O vegetal consegue, sim, melhorar a visão dependendo de algumas condições, já que é rico em betacaroteno, um pigmento natural que ajuda a “alimentar” os olhos. Nosso corpo usa o betacaroteno para fazer vitamina A, um nutriente essencial para fazer com que o olho humano traduza a luz captada por ele em sinais que são enviados para o cérebro, aumentando a eficiência mesmo em baixas condições de iluminação.

Sabe-se que a privação da vitamina A pode fazer inclusive com que a córnea praticamente desapareça. Em países pobres isso fica mais evidente, com uma estimativa de 250 a 500 mil crianças que, com uma deficiência grave da vitamina, se tornam cegas. No Nepal e na Índia, testes com suplementação de betacaroteno ou de vitamina A diretamente mostraram traços de recuperação e uma melhoria na visão noturna.

Sendo assim, qual a quantidade de cenoura necessária para cuidar devidamente da nossa visão? Embora a maioria dos estudos na área se concentre nos benefícios do betacaroteno ou da vitamina A em si, pode-se estimar que um consumo diário de 100 gramas de cenoura seja o suficiente para dar conta de manter a saúde dos olhos.

Contudo, é bom saber que não adianta se entupir de cenouras para conseguir uma “visão além do alcance”, afinal o nosso próprio corpo só aproveita o betacaroteno até um certo limite, quando ele começa descartar o excesso do pigmento. Ainda que não haja um nível tóxico para o betacaroteno, o consumo exagerado vai fazer com que você adquira uma certa coloração alaranjada – como um Oompa-Loompa.

Para preservar a visão, o ideal seria aliar a ingestão de cenouras junto de vegetais folhosos, como espinafre e couve, que contêm luteína e zeaxantina. Esses elementos podem proteger os seus olhos ao filtrar certas ondas de luz visível que podem danificar a retina. Portanto, seja como o coelho, obedeça sua mãe e coma aquela salada gostosa regularmente.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: