É possível pegar um resfriado só por estar com os cabelos molhados no frio?

27/01/2017 às 13:002 min de leitura

Quando somos crianças, ouvimos todos os tipos de “verdades universais” com relatos genuínos que vêm lá do tempo de nossos avós, não é mesmo? Quem aqui nunca levou uma bronca quando saiu do banho de cabelos molhados e quis dar uma volta fora de casa? “Vai pegar um resfriado, menino!”, gritava sua mãe.

Mas será verdade que só por sair de casa com a cabeleireira úmida você pode pegar uma doença? A resposta é: não. Apesar disso, resfriados são muito mais comuns no inverno. Entenda, então, como isso se tornou praticamente uma regra na criação das crianças.

Ficar com os cabelos molhados é um dos ápices da rebeldia infantil

Como isso começou?

Essa história foi iniciada no longínquo ano de 1878, com experiências do químico francês Louis Pasteur. Ele testava a influência do vírus antraz (ou anthrax) em animais e descobriu que as galinhas pareciam imunes à infecção mortal. Para testar todas as possibilidades, ele expôs as penosas ao vírus e depois as molhou com água bem gelada. Resultado? Doença seguida de morte.

Pasteur resolveu repetir o experimento, mas, depois de molhar a galinha, ele a envolveu com um cobertor quentinho. Desta vez, a ave ficou apenas doente, não chegando ao óbito. Por conta disso, propagou-se a ideia de que ficar com os cabelos molhados no frio era “brincar com a sorte” e “pedir para morrer”. Só que não há relação alguma do resfriado com a umidade da sua juba.

Louis Pasteur é um dos pioneiros nos estudos das causas e prevenções de doenças

O resfriado

Primeiro de tudo, pare e pense: como você pega uma gripe? Simples: através do contato com germes que carregam esse vírus. Normalmente, isso acontece quando você está perto de alguém resfriado que espirra ao seu lado ou ao cumprimentar essa pessoa logo após ela usar as mãos para abafar o espirro.

A incidência da doença é muito maior no inverno, mas não tem a ver diretamente com a temperatura. Acontece que as pessoas ficam mais tempo confinadas em espaços pouco ventilados, criando um ambiente perfeito para o vírus pular de um corpo para o outro. Além disso, o frio costuma secar o muco do nariz, eliminando um das barreiras que os germes enfrentam para entrar em nosso organismo.

Combinando esses fatores com crianças na escola trocando todo tipo de material escolar contaminado, fica fácil prever o que vai acontecer. Todo mundo vai ficar doente uma hora ou outra, e vai parecer que a culpa toda é da temperatura...

Resfriado é causado por germes com vírus e não por cabelos molhados

Conclusão

Sair com os cabelos molhados no ar frio não te fará pegar gripe alguma! É óbvio que se você fizer isso ao lado de alguém que já esteja resfriado, você não poderá culpar o seu “descuido” capilar como causador de sua doença.

Isso não impedirá, é claro, que a crença popular continue sendo transmitida a seus filhos e netos. Afinal, não vale a pena brincar com a própria saúde. Então, por mais que não cause resfriado algum, não custa nada obedecer a sua mãe quando ela pedir para você secar os cabelos antes de voltar a brincar com seus coleguinhas.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: