Mito ou verdade? Será que árvores do Equador andam 20 metros por ano?

27/04/2016 às 11:581 min de leitura

Uma das principais características das árvores é que elas são imóveis – elas até podem mexer com o vento ou mudar a direção de crescimento, mas ficarão sempre no mesmo lugar onde foram plantadas. Bem, era isso que se imaginava até a descoberta de uma espécie de palmeira, cientificamente intitulada Socratea exorrhiza, que possui raízes aéreas que a levam para outros lugares. Mas será que essa história tem cabimento?

Teria... se as árvores em questão fossem Ents, é claro. Não sabe o que são esses seres? Então vá ler “O Senhor dos Anéis” agora mesmo! Criaturas fictícias como o Barbárvore do livro – ou do filme, como preferir – podem conversar, andar e até participar de batalhas, só que raramente fazem isso.

Voltando às palmeiras: diz uma lenda do Equador que essas árvores chegam a “caminhar” com suas raízes até 20 metros por ano, mudando o lugar onde estão localizadas. Cientistas até tentaram acreditar que o fato de as raízes aéreas estarem expostas poderia influenciar isso de alguma maneira, com a planta procurando um lugar melhor ao sol, mas a história, enfim, foi comprovada como mito.

Os Ents são seres mitológicos parecidos com árvores e que podem, sim, caminhar

Explicação

O biólogo Gerardo Avalos elaborou um relatório explicando por que parece que essas palmeiras caminham: na verdade, elas criam novas raízes um pouco diferentes das originais, dando a impressão de que elas se moveram de lugar, mas, na realidade, permaneceram sempre estáticas.

Essa explicação possui mais de 10 anos, mas, mesmo assim, guias turísticos locais continuam usando a história da palmeira que caminha para atrair curiosos e aumentar seus negócios. É inegável que fábulas assim criam um ar místico para o passeio e, por isso, são perpetuadas.

Raiz aérea diferente faz palmeira ter a fama de que é capaz de andar

***

Você acredita em árvores que caminham? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: