Registros de primatas sendo devorados por predadores são pouco comuns no mundo científico, já que é raro que esse tipo de acontecimento tenha alguma testemunha. É por isso que as imagens e um vídeo de uma jiboia engolindo um macaco inteiro na Amazônia estão circulando no mundo todo.

Esse tipo de ataque, registrado por uma equipe de cientistas brasileiros, é incomum também pelo tamanho do animal capturado e pela conhecida agilidade de macacos para fugir desse tipo de situação – isso sem falar que jiboias tendem a se alimentar de animais menores, como aves e roedores. O que se deu, minutos antes do ataque, foi que a macaca estava distraída e tinha acabado de se perder de seu bando.

Um dos líderes do estudo, Júlio César Bicca-Marques, da PUC do Rio Grande do Sul, em entrevista ao Live Science, explicou que o macaco foi atacado porque estava distraído e não viu a jiboia à espreita. Segundo ele, ao que tudo indica, esse tipo de abordagem pode ser mais comum do que se imaginava.

A seguir, confira o vídeo do momento do ataque e depois nos conte se você também teria coragem de acompanhar a situação assim tão de perto para registrar a captura: