10 dicas para quem quer parar de comer açúcar, mas não consegue

04/02/2016 às 07:162 min de leitura

Em termos de alimentação, poucos ingredientes são tão prejudiciais quanto o açúcar, cujo consumo excessivo pode engatilhar o aparecimento de inúmeras doenças, como o diabetes. Deixar de consumir açúcar, ou pelo menos reduzir a quantidade, é fundamental, mas algo extremamente difícil de ser feito, já que ele é também uma substância viciante. Se você quer deixar esse vício de lado, as dicas a seguir podem ajudar – e muito:

1 – Eduque-se!

Para comer menos açúcar, tenha certeza de que você sabe bem como essa substância atua no seu organismo e o que o consumo dela representa. Ter noção do perigo é uma boa forma de mudar hábitos. Deixar de consumir açúcar só traz benefícios, hein! E se ainda não está convencido, recomendamos que você assista ao maravilhoso documentário “Muito Além do Peso”.

2 – Perceba que existem outros nomes para açúcar

Xarope de milho, xarope de cana-de-açúcar, melaço, agave, xarope de arroz, xarope de bordo, sacarose e outros ingredientes terminados em “ose”. Se um produto tem mais de um desses nomes, pense bem antes de consumi-lo.

3 – Tem açúcar no que você bebe também

Tanto bebidas alcoólicas quanto refrigerantes e sucos de caixinha são cheios de açúcar. Dê mais lugar à água em sua vida, evite refrigerantes e, se a ideia é beber suco, aposte nas opções naturais e frescas, feitas na hora, sem açúcar ou adoçantes.

4 – Prefira produtos sem adição de açúcar

O que não quer dizer que você pode comê-los aos quilos. Quando algo não tem adição de açúcar, não significa que é sem açúcar, afinal esse item está presente naturalmente em diversos ingredientes.

5 – Não vá ao mercado quando estiver com fome

Depois de comer, você dificilmente se comportará de forma impulsiva na hora de encher o carrinho. Se a ideia é reeducar a família inteira, evite levar crianças para supermercados – elas não têm capacidade crítica ainda para resistir aos produtos de embalagens coloridas e com personagens de desenhos animados.

6 – Tem açúcar na natureza

Não estamos dizendo que nunca mais na vida você deve comer qualquer coisa doce. Na verdade, todos nós temos a vontade de degustar um docinho de vez em quando. A dica aqui é preferir doces naturais, como as frutas – pode fazer cara feia, se quiser, mas frutas são ótimas em saciar nossa gana por coisas doces.

7 – Não caia de boca em frutas secas e enlatadas

O ideal é a fruta na sua forma natural, pois as versões desidratadas e enlatadas podem ter adição de açúcar, suco concentrado, xaropes e conservantes. Fuja.

8 – Tá na hora de você começar a gostar de sementes

Sementes são amigas, pode confiar. A vontade de comer açúcar pode ser resolvida se você mascar sementes de erva-doce, que são naturalmente adoçadas. Além do mais, elas são conhecidas por diminuir o inchaço abdominal e suprimir seu apetite.

9 – Engane seu paladar

Uma forma de enganar seu paladar é apostar em chás que tenham pelo menos um dos seguintes ingredientes: hortelã, gengibre, canela ou masala chai. São elementos capazes de atingir seu cérebro e passar a mensagem de que você chafurdou no açúcar. Detalhe: nada de adoçar o seu chá, hein, mas se a vontade for incontrolável, prefira uma pequena colher de mel.

10 – Se você SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUE deixar de comer aquele docinho

Se mesmo com todas essas dicas você sente que não consegue abandonar o chocolate de depois do almoço, por exemplo, reduza a quantidade habitual pela metade. Ainda no caso do chocolate, prefira a versão meio-amargo e com alta porcentagem de cacau. Adicione ao seu doce do dia alguns elementos saudáveis e nutritivos, como castanhas e frutas.

Você consome muito açúcar? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: