CEO da Levi’s pede que as pessoas parem de lavar seus jeans

29/05/2014 às 09:292 min de leitura

Você é do tipo que assim que tira a sua calça jeans joga a peça direto no cesto de roupas sujas ou do tipo que prefere cultivar as marcas das suas experiências sobre o tecido? Pois durante uma conferência organizada pelo pessoal da revista Fortune, Chip Bergh, CEO da Levi Strauss & Co., pediu que as pessoas parem de lavar seus jeans ou que pelo menos reduzam a frequência das lavagens.

A ideia por trás do pedido não tem nada a ver com incentivar as pessoas a andarem sujinhas por aí. Segundo Bergh, além de o tecido — que já é bem resistente por natureza — durar muito mais se for lavado com menos frequência, dessa forma também estaremos causando menos impactos ambientais.

Reuso e reciclagem

Como você sabe, várias peças da marca são atemporais — como o modelo 501, por exemplo — e acabam sendo doadas e reutilizadas por outras pessoas, e inclusive fazem sucesso entre a turminha que é fã do estilo “vintage”. A própria Levi’s anda mais engajada com a causa ambiental, e está trabalhando no desenvolvimento de fábricas mais econômica e socialmente sustentáveis.

O projeto se refere à criação de plantas para a produção de roupas “mais verdes”, que empreguem muito menos água e energia no processo de fabricação, pigmentos e reagentes menos contaminantes e sejam feitas com tecidos que possam ser reciclados mais facilmente. Além disso, nesses locais o bem-estar dos trabalhadores é medido e deve atingir níveis pré-estabelecidos de qualidade.

Sustentabilidade

De momento, a iniciativa é apenas um experimento, e as peças produzidas estão sendo comercializadas com um preço diferenciado na Europa e nos EUA. E voltando ao tema de não lavar os jeans, segundo Bergh, de toda a água “desperdiçada” durante o ciclo de vida de uma calça — por exemplo —, metade dela é empregada durante a fabricação, enquanto que a outra metade é desperdiçada por nós, consumidores, durante as lavagens.

Bergh ainda revelou que a calça que ele estava vestindo durante a conferência, mesmo depois de 1 ano de uso, ainda não tinha ido para a máquina de lavar. Aliás, conforme explicou, para se livrar da sujeira, basta usar uma esponjinha, escova de dentes ou pano úmido. Para saber mais, você pode assistir à conversa de Bergh durante a conferência no vídeo abaixo:

Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: