Sabia que a água que você joga fora no banheiro vale muito dinheiro?

23/03/2015 às 10:101 min de leitura

Você já se perguntou que tipo de material há na água que vai descarga abaixo todos os dias cada vez que você vai ao banheiro? Uma pesquisa realizada nos EUA avaliou a qualidade do material que ia para estações de tratamento de águas residuais. Para isso, foram colhidas amostras uma vez por mês, durante oito anos.

Dos elementos químicos presentes nessas águas, o mais comum foi a prata, ainda que cobre, chumbo e vanádio também tenham marcado presença. Os resultados não podem ser generalizados, é claro, mas os pesquisadores chamam a atenção para a quantidade de minerais que são simplesmente descartados junto com essa água.

Esses minerais estão em alta quantidade nessas águas porque chegam até elas com a nossa ajuda: “em seus produtos para cabelo, detergentes, mesmo em nanopartículas que são colocadas em meias para evitar odores ruins”, explica a geóloga Kathleen Smith.

A geóloga ainda esclareceu que esse tipo de pesquisa é importante e que alguns minerais podem ser extraídos desse material e, inclusive, vendidos. Só para você ter ideia, cobre e venádio são metais bastante valorizados, e são usados frequentemente na produção de celulares, computadores e ligas.

Ainda não entendeu a visão empresarial da coisa? Pois então saiba que em uma cidade norte-americana de médio porte, com 1 milhão de moradores, a exploração dos minerais presentes em águas de estações de tratamento renderia US$ 13 milhões por ano.

Além do mais, quando os metais são retirados dessas águas de tratamento, a água passa a ser considerada ideal para ser utilizada como fertilizante. Esse tipo de estudo vem ganhado cada vez mais espaço, afinal além de ser útil em questões econômicas, é uma maneira de pensar em questões ecológicas e de meio ambiente. Você já tinha ouvido falar disso antes?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: