Confira 5 instrumentos musicais supercuriosos

04/07/2013 às 05:502 min de leitura

Quando você pensa em instrumentos musicais, quais são os primeiros a vir à sua mente? Muito provavelmente seriam objetos como violão, piano, guitarra, baixo e bateria, não é mesmo? Contudo, existem instrumentos pra lá de criativos e curiosos pelo mundo — inclusive no Brasil mesmo —, e até já publicamos uma matéria sobre eles aqui no Mega Curioso.

Assim, que tal conhecer mais objetos e engenhocas estranhas capazes de produzir sons musicais? O pessoal do site TopTenz.net publicou uma lista bem interessante, e você pode conferir uma seleção desses instrumentos a seguir:

1 – Bazantar

Com 29 cordas a mais do que os contrabaixos comuns, o Bazantar realmente é um instrumento curioso. Desenvolvido por Mark Deutsch, todas essas cordas vibram em harmonia com as cinco comuns, criando a impressão que estamos ouvindo um grupo inteiro de cordas tocando ao mesmo tempo. E, se parece difícil tocar o contrabaixo convencional, imagine só esse aí!

2 – Didgeridoo

Você provavelmente já deve ter visto alguém tocando o curioso instrumento acima, que foi criado pelos aborígenes na Austrália. Aliás, acredita-se que este seja o instrumento de sopro mais antigo do mundo e, apesar de sua simplicidade e de ele produzir apenas uma espécie de zumbido alto, quando as vozes humanas são incorporadas o resultado pode ser bem interessante, como você pode conferir no vídeo acima.

3 – Órgão de estalactites

O incrível instrumento acima se encontra instalado nas cavernas do Vale do Shenandoah, na Virgínia, e foi desenvolvido por Leland Sprinkle, um matemático do Pentágono na década de 50. O órgão é considerado como o maior instrumento musical do mundo, ocupando uma área de mais de 14 mil metros quadrados!

Sprinkle demorou três anos para selecionar as estalactites específicas que ressoassem nos tons e acordes desejados, instalando pequenos cabeçotes de borracha que “tocam” essas formações quando as teclas do órgão são acionadas. Sensacional, não é mesmo?

4 – Nanoguitarra

Fonte da imagem: Reprodução/TopTenz.net

Bem, você provavelmente teria que ser do tamanho de um “microbiozinho” para poder tocar a guitarra da imagem! Com apenas 10 micrômetros de tamanho total, o nanoinstrumento acima foi criado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos EUA, e é aproximadamente do mesmo tamanho de uma célula humana. Além disso, ele conta com seis cordinhas que podem — pasmem! — serem tocadas através de um microscópio de força atômica.

5 – Órgão marinho

O interessante instrumento musical do vídeo acima foi construído na Croácia, às margens do Adriático, e é o primeiro órgão do mundo que é tocado pela brisa e pelas ondas do mar. A instalação foi criada pelo arquiteto Nikola Basic, e o constante movimento do vento e das águas faz com que as notas diatônicas nunca parem de agraciar os ouvidos dos turistas que visitam o local para presenciar um dos pores do sol mais belos do mundo.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: