Site de música compara extensão vocal de cantores clássicos e da atualidade

24/05/2014 às 05:212 min de leitura

O site Concert Hotels divulgou no início dessa semana um infográfico interessante para os amantes de música. O objetivo da tabela – que ganhou o nome de “A Extensão Vocal dos Maiores Cantores do Mundo” – é justamente analisar o alcance da voz de grandes cantores clássicos e atuais e avaliar até onde eles conseguem chegar.

Como o conteúdo é interativo, além de comparar os artistas com maior e menor alcance, a reorganização de acordo com as notas mais graves ou agudas permite ver as estrelas sob outros aspectos. Ainda, o infográfico traz as notas exatas encontradas para cada um dos cantores e cantoras e ainda revela as músicas que comprovam estão em cada ponta da extensão.

No topo da lista, com a maior variação vocal, ficou Axl Rose, o vocalista da banda Guns N’ Roses. Atrás dele, Mariah Carey e Prince ocupam o topo da lista. Na parte de baixo, Karen Carpenter, Taylor Swift e Sam Cooke ficaram na lanterna com as menores variações encontradas.


Sobre a pesquisa

Em seu blog, a Concert Hotels revela que a ideia de comparar a extensão vocal de diferentes artistas surgiu em uma conversa informal no escritório. A partir daí, eles consultaram fontes importantes para o mundo da música, como a lista “Os 100 Grandes Cantores de Todos os Tempos”, divulgada pela revista Rolling Stone, além de adicionar alguns dos indicados ao Billboard Music Awards 2014.

Depois de determinar as estrelas que apareceriam na lista, eles consultaram as informações disponíveis no fórum The Range Place – que reúne dados sobre a performance vocal de vários artistas. Todas as informações disponíveis foram coletadas a partir de gravações e não de apresentações ao vivo.

Os responsáveis pelo infográfico nos lembram de que a extensão vocal é determinada pelas músicas que cada artista escolhe cantar. Além disso, o Huffington Post ressalta que essa lista não aponta quem são os melhores e os piores cantores clássicos ou da atualidade. Esse tipo de julgamento está ligado diretamente às preferências de cada um de nós, e o tom, a criatividade na hora de compor uma melodia, a letra das canções e a presença de palco são apenas alguns dos fatores que também devem ser levados em consideração.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: