16 curiosidades sobre os 24 anos do lançamento de “Nevermind”

24/09/2015 às 10:512 min de leitura

Há 24 anos, um trio de Seattle lançou um álbum que entraria para a história como um dos mais influentes de todos os tempos. "Nevermind" marcou o ápice da banda Nirvana e colocou a música "Smells Like Teen Spirit" entre as mais relevantes do rock.

Confira 16 curiosidades sobre o álbum e a banda Nirvana:

1. Lançado em 24 de setembro de 1991, o álbum logo virou sucesso de crítica e público, que afirmavam que o "Nirvana mudou a história do rock mundial".

2. A princípio, a gravadora Geffen Records acreditava que "Nevermind" venderia 250 mil cópias, mas chegou à marca de 30 milhões.

3. Após o sucesso meteórico do disco, o Nirvana quase se dividiu por questões financeiras, já que Cobain pedia uma parte maior sobre os direitos autorais.

4. Originalmente, o nome do álbum era "Sheep".

5. Quatro singles foram lançados de Nevermind: "Smells Like Teen Spirit", "Come As You Are", "Lithium" e "In Bloom".

6. "Smells Like Teen Spirit" se consagrou em nono lugar entre as 500 melhores canções de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone.

7. Por um erro de masterização, a faixa "Endless Nameless" não aparece nas primeiras 50 mil cópias de "Nevermind".

8. O Nirvana sempre teve problemas em conseguir um baterista e Dave Grohl foi o quinto (ou sexto, não se sabe) a entrar na banda. Na gravação de "Nevermind", ele dividiu a posição com Chad Channing, baterista do álbum anterior "Bleach".

9. A famosa imagem de capa poderia ter sido diferente. Inicialmente, a banda queria a foto de uma mulher dando à luz na água, mas a gravadora não aceitou.

10. Na seleção para a escolha do bebê, grande parte era composta por meninas. Mas a produção achou que um garoto combinaria mais.

11. O bebê era Spencer Elden, que na época tinha apenas 4 meses. Seus pais ganharam 200 dólares pela foto.

Bebê da capa tem hoje 23 anos

12. Ainda sobre o encarte do álbum, a imagem de trás mostra uma colagem de pinturas feita por Cobain, e dizem que é possível encontrar uma foto da banda Kiss escondida na arte.

13. Durante a apresentação da banda no MTV Video Music Awards, a rede proibiu a música "Rape Me" – me estupre, em português. Ignorando a ordem, antes de iniciar a canção "Lithium", Cobain cantou as primeiras partes da canção. 

14. Os integrantes do Nirvana não gostavam mesmo de seguir regras e conseguiram ser expulsos até da festa de lançamento do próprio álbum após aparecerem embriagados e iniciarem uma guerra de comida.

15. Antes do lançamento do disco, existia um desodorante chamado Teen Spirit. Certo dia, uma amiga de Cobain disse que ele fedia como esse desodorante. Daí o nome do seu maior sucesso: "Smells Like Teen Spirit".

16. Três anos após o lançamento de "Nevermind", Kurt Cobain cometeu suicídio. Há relatos de que, na mesma semana, 68 jovens se mataram em homenagem ao ídolo. 

Confira algumas paródias da capa de “Nevermind”

Galeria 1

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: