Bastidores do rock: as groupies mais famosas de todos os tempos

25/10/2017 às 05:004 min de leitura

Não se sabe como elas surgiram, mas é certo que, desde que o rock nasceu, com ele vieram as groupies. Elas eram garotas apaixonadas pelas bandas e que faziam de tudo para estarem próximas – bem próximas – de seus ídolos.

O termo “groupie” ficou ainda mais conhecido quando, em 1969, a revista Rolling Stone publicou uma matéria intitulada “The Girls of Rock”, destacando o comportamento sexual das meninas e dos músicos. Elas tinham tratamento VIP: viagens, hotéis de luxo, os melhores lugares nos shows, festas regadas a álcool e drogas. Tudo era natural, e as bandas encaravam isso como parte importante de suas turnês.

Mas elas não estavam ali só para diversão. Muitas serviram de amantes, mas também fizeram quase um papel de “mãe” para os músicos cansados, inspirando-os a tocar e até mesmo servindo de musas para as composições.  

Groupies eram tão parte do cenário rock quanto a própria música. 

1. Bebe Buel

Teve envolvimento com:  George Harrison, Jimmy Page, Mick Jagger, Rod Stewart, John Taylor, Todd Rundgren, Coyote Shivers e Steven Tyler.

Beverle "Bebe" Lorence Buell chamava atenção por ser uma das mais belas groupies dos anos 70 e 80. De um de seus relacionamentos, nasceu a atriz Liv Tyler, conhecida por suas atuações em “Armagedon”, “O Senhor dos Anéis”, “The Wonders” e “Os Estranhos”.

Bebe Buell e a atriz Liv Tyler

Para proteger a filha de um pai envolvido com drogas e sempre nas manchetes dos jornais, Bebe afirmou que sua filha era do cantor Todd Harry Rundgren, que a registrou como Liv Rundgren. Só na adolescência é que Liv descobriu que seu verdadeiro pai é Steven Tyler.

Em 1994, a banda Aerosmith gravaria o clip da música “Crazy” e, após verem Liv em um comercial, os produtores a convidaram para participar, mesmo sem saber da ligação familiar com o vocalista. 

Em partes, a personagem Penny Lane, de “Quase Famosos”, foi inspirada em Bebe Buell. 

2. Chris O'Dell

Teve envolvimento com: Ringo Starr, Bob Dylan, Mick Jagger e Eric Clapton.

Chris e Mick Jagger

Chris não era apenas uma groupie, mas também uma confidente de grandes astros do rock. Ficou conhecida por estar sempre com Ringo Starr, dos Beatles. Inclusive, ela estava lá, na gravação do álbum “Abbey Road”, cantando os backing vocals em “Hey Jude”, e foi a ela que Bob Dylan recorreu quando, em um show, esqueceu sua gaita.

Chris O'Dell aparece na contracapa do álbum “Exile On Main St.”, dos Rolling Stones. Ela está na segunda foto da última linha.

É para ela a música “Miss O'Dell”, de George Harrison:

“E eu sou o único aqui
Que não tem nada a dizer
Sobre o quadril
Ou a droga
Não é para mim hoje à noite
Então, você não vai me chamar, senhorita O'Dell?”

Chris O'Dell e Keith Richards (Rolling Stones)

3. Nancy Spungen

Teve envolvimento com: integrantes do Aerosmith, New York Dolls, Ramones e Sid Vicious (Sex Pistols).

Desde criança, Nancy tinha uma vida conturbada e violenta, chegando a agredir seus pais e irmãos. Ela sofria de depressão e, aos 17 anos, resolveu sair de casa e tornar-se prostituta e stripper em bares. Depois de algumas tentativas de suicídio, Nancy resolveu morar com uma amiga em Londres.

No apartamento, dividia um colchão na sala com Sid Vicious. Enquanto ela já era uma viciada em heroína, Sid era um garoto virgem, que não usava drogas e havia começado a tocar baixo em sua nova banda, Sex Pistols. Em pouco tempo, os dois começaram um relacionamento que envolvia abuso de drogas e agressões.

Nancy e Sid

Na manhã de 12 de outubro de 1978, Nancy foi encontrada morta a facadas no banheiro do Hotel Chelsea, em Nova York. O quarto estava servindo de casa para o casal. Até hoje não se sabe como o crime aconteceu, mas Sid foi preso acusado de matar a namorada.

Túmulo de Nancy Spungen

A gravadora pagou sua fiança, mas, um ano depois do incidente, Sid foi encontrado morto por uma overdose de heroína. Sua mãe achou uma carta suicida em seu bolso que dizia: “Nós tínhamos um pacto de morte, e eu tenho que manter minha parte no trato. Por favor, me enterre próximo a minha querida, com minha jaqueta de couro, jeans e botas de motoqueiro. Adeus.”

O filme “Sid e Nancy – O Amor Mata” retrata a história do casal

4. Lori Maddox

Teve envolvimento com: Jimmy Page e David Bowie.

Com apenas 14 anos, Lori começou a namorar Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin. Ela foi a musa inspiradora de “Sick Again”:

“Da janela de sua limusine alugada
Eu vi seus belos olhos azuis
Um dia você chegará aos dezesseis
Dama pintada na cidade de mentiras

Lábios como cerejas, nas sobrancelhas de nossa rainha
Vamos lá, pisque e escove seus olhos
Disse que me estudou desde que tinha treze anos
Então você ri enquanto suspira e suspira”

Jimmy Page e Lori Maddox

Depois de ter passado um ano em turnê com a banda, Jimmy Page terminou o relacionamento, envolvendo-se com Bebe Buell.

5. Sable Starr

Teve envolvimento com: Johnny Sable, David Bowie, Iggy Pop, Jimmy Page, Mick Jagger, Rod Stewart e Alice Cooper.

Sable Starr era muito conhecida em Los Angeles na década de 70, sendo chamada de “rainha da cena groupie”. O cantor Iggy Pop escreveu a música “Look Away” para ela:

“Dormi com Sable, quando ela tinha 13 anos
Seus pais eram muito ricos para fazer qualquer coisa
Ela balançou seu caminho em torno de LA”

Sable Starr e Iggy Pop

6. Tura Satana

Teve envolvimento com: Elvis Presley.

Dançarina burlesca, Tura Santana ficou conhecida pelo seu relacionamento com o astro Elvis. Dizem que ele a teria pedido em casamento, mas a dançarina recusou. 

7. Roxana Shirazi

Teve envolvimento com: Steven Adler, Dizzy Reed e Matt Sorum do Guns N' Roses, Nikki Sixx do Motley Crue, Joe Lesté da Bango Tango, The Rev do Avenged Sevenfold, e a banda Buckcherry inteira.

Roxana nasceu no Irã e mudou-se para a Inglaterra. Na década de 80, tornou-se uma famosa groupie pelo seu grande número de casos com músicos famosos.

Ela escreveu um livro relatando suas experiências.

8. Cynthia Plaster Caster

Teve envolvimento com: Jimi Hendrix, Zal Yanovsky e Frank Zappa.

Cynthia era uma groupie com um hábito no mínimo curioso: criar moldes de gesso de pênis e seios eretos dos famosos. O primeiro a aceitar o curioso hobby de Cynthia foi ninguém menos que Jimi Hendrix.

Apesar de nenhum membro do Kiss ter servido de molde para a sua arte, Cynthia ganhou a música “Plaster Caster” em sua homenagem:

“O gesso está endurecendo e meu amor está perfeito
Um símbolo do meu amor para sua coleção, sua coleção”

9. Pamela Des Barres

Teve envolvimento com: Jimmy Page, Keith Moon, Jim Morrison, Don Johnson, Mick Jagger, Chris Hillman, Michael Des Barres e Dennis Hopper.

Pamela conviveu de perto com muitos astros do rock. Escreveu dois livros: “I’m with the Band”, de 1987, e “Take Another Little Piece of My Heart: a Groupie Grows Up”, de 1993.

Ela tem um álbum de fotos de fazer inveja a muitos fãs de rock:

Nas fotos: Alice Cooper, Don Johnson, Jim Morrison, Jimmy Page, Keith Moon, Franz Zappa e Robert Plant.

Outras fotos da época

Galeria 1

*Publicado em 29/09/2015

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: