Temos boas-novas: trocar café da manhã por sorvete é uma ótima ideia

24/11/2016 às 04:551 min de leitura

Antes de tudo: obrigada, cientistas japoneses. Agora, a notícia boa: comer três colheres de sorvete logo cedo pode ser o que você precisa para dar aquela turbinada no seu cérebro, de acordo com uma pesquisa realizada por Yoshihiko Koga, da Universidade de Kyorin, em Tóquio.

Para chegar a essa feliz conclusão, Koga pediu para que uma equipe de voluntários consumisse logo pela manhã o doce que é sinônimo de sucesso em todo verão. Depois dessa refeição deliciosa, eles precisaram realizar alguns testes mentais em um computador.

Koga reparou que a ingestão de sorvete faz com que as pessoas fiquem mais ágeis na hora de realizar os testes. Além disso, elas demonstraram mais eficiência quando tinham que processar e interpretar informações em relação a pessoas que ingerem outros tipos de alimentos no café da manhã.

Delícia que faz bem

Não foi apenas o desempenho de cada participante que foi avaliado durante a pesquisa. As ondas cerebrais de cada um deles também foram medidas por Koga, que percebeu que há um aumento de atividade nas ondas alfa, responsáveis pela concentração, pelo relaxamento e pela coordenação da mente.

Para ter certeza de que isso não estava acontecendo apenas por causa da temperatura do sorvete, Koga realizou o mesmo tipo de experimento, só que com água gelada no lugar da sobremesa. Os resultados desse segundo teste mostraram que quem bebeu a água se saiu relativamente melhor em relação àqueles que não tinham bebido – ainda assim, os resultados não foram tão bons quanto os do grupo que comeu sorvete.

Koga, que é psicofisiologista, pesquisa a relação entre corpo e mente, buscando entender como aromas e sabores podem nos ajudar a ficar menos estressados e mais focados. Não que alguém que goste de sorvete duvide que essa delícia faça bem à mente, mas agora temos fundamento científico para, de vez em quando, começar o dia comendo algo que não seja café com pão.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: