Neurocientista revela as 5 formas mais saudáveis de cuidar do seu cérebro

02/03/2017 às 08:222 min de leitura

A neurocientista Dra. Tara Swart concedeu uma entrevista ao Business Insider sobre hábitos pequenos que, se adotados, podem garantir uma melhora de saúde ao nosso cérebro. Como o assunto é de interesse de todos, nada mais justo que compartilharmos as dicas que ela deu – e o melhor de tudo é que são conselhos realmente fáceis de serem seguidos.

Swart basicamente falou sobre cinco aspectos-chave em nossa vida: qualidade de sono, nutrição, hidratação, oxigenação e meditação. Em termos daquilo que escolhemos para comer, a especialista recomenda salmão, abacate, ovos, castanhas e sementes, assim como azeite de oliva e óleo de coco.

A médica explica que, embora o peso do nosso cérebro represente uma pequena percentagem do peso do nosso corpo, o cérebro usa entre 20% e 30% dos nutrientes que ingerimos para trabalhar bem, por isso é fundamental prestar atenção na qualidade daquilo que comemos.

Já com relação ao sono, Swart afirma que nosso cérebro precisa passar de 7 a 8 horas dormindo para se regenerar. A questão entre bom funcionamento cerebral e qualidade de sono é tão grande que uma noite mal dormida é capaz de reduzir até 8 pontos do Q.I. de uma pessoa no dia seguinte.

Cabeça forte

Depois de comer bem e de dormir bem é preciso atentar para outro fator fundamental: hidratação. Beber água, ainda que seja uma tarefa simples, é um hábito esquecido por muitas pessoas, mas vale lembrar que, para cada 15 quilos do seu corpo, você precisa ingerir meio litro de água por dia — é daí que vem a recomendação de que uma pessoa média, que pese 60 quilos, consuma 2 litros de água diariamente.

Para quem enfrenta momentos de tensão ao longo do dia, vale a dica de respirar profundamente 10 vezes antes de um evento importante, como uma prova, uma reunião ou uma entrevista de emprego. Esse exercício simples pode fazer com que o cérebro trabalhe melhor, por melhorar a oxigenação dele.

Por último, a neurologista recomenda uma prática que não nos soa como novidade: meditação. É cada vez mais comum ouvirmos sobre os benefícios da meditação e, de fato, eles não apenas existem, como são capazes de melhorar o funcionamento cerebral.

Swart explica que apenas 12 minutos de meditação ao dia é o suficiente para reduzir a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, do nosso corpo. Ter menos cortisol correndo no sangue significa conseguir tomar decisões com mais clareza e sabedoria, sem ter atitudes inflamadas a qualquer sinal de adversidade.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: