Cientistas descobrem como “ligar e desligar” a consciência humana

08/07/2014 às 05:402 min de leitura

Como você sabe, quando caímos no sono, por exemplo, a nossa consciência entra em um estado de inatividade. Contudo, ninguém sabia dizer exatamente qual era a área do cérebro responsável por controlar esse mecanismo. Bem, ninguém até agora. De acordo com o New Scientist, pesquisadores da Universidade George Washington, nos EUA, descobriram por acaso qual é a região cerebral que funciona como um “botão de liga/desliga” da consciência humana.

Segundo a publicação, a descoberta do “botão” ocorreu durante um estudo no qual os cientistas estavam tentando encontrar qual era a área específica no cérebro de uma paciente responsável por desencadear convulsões. Assim, a equipe estava empregando eletrodos de estimulação profunda para monitorar os sinais enviados pelo cérebro e, desta forma, localizar o foco do problema.

Um dos dispositivos foi posicionado em uma fina camada de massa cinzenta chamada claustro, uma região que jamais havia sido estudada anteriormente com o uso de eletrodos e que fica localizada entre outras importantes estruturas cerebrais. E não é que quando os cientistas enviaram sinais de alta frequência para essa área a paciente perdeu a consciência?

Liga/desliga

Conforme explicaram, em vez de o cérebro da paciente mostrar o mesmo comportamento de alguém que está sofrendo uma convulsão, ou seja, em vez de a atividade parar abruptamente, a atividade cerebral da mulher começou a desacelerar. Além disso, os cientistas observaram que a fala começou a se tornar mais lenta, assim como os movimentos da paciente, até ela ficar completamente imóvel e parar de responder a estímulos visuais e sonoros.

Depois, para que a paciente voltasse à consciência, os pesquisadores simplesmente interromperam o envio de sinais ao claustro e a mulher recuperou os sentidos sem ter qualquer lembrança do que havia acontecido. Apesar de o “botão de liga/desliga” ter sido acionado em apenas um paciente, os cientistas acreditam que a descoberta pode ser potencialmente importante para tratar quem sofre de epilepsia ou se encontra em estado de semiconsciência.

De acordo com a equipe, quando descobrirmos como a consciência é criada e quais são as áreas do cérebro responsáveis por ela, também será possível responder à pergunta de quem possui consciência — cães e gatos, fetos robôs? — e quem não possui. Além disso, quem sabe a descoberta não permita um dia que os seres humanos possam se livrar da penosa insônia com o acionar de um simples “botão”?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: