Ciência explica: você deveria começar a estudar às 10h e trabalhar às 11h

15/03/2018 às 04:002 min de leitura

No finado Orkut, a comunidade “Eu Odeio Acordar Cedo” era a mais popular entre todas as outras, com mais de 6 milhões de membros! Se você fazia parte dela ou tem problema com as primeiras horas da manhã, saiba que a ciência pode estar trabalhando a seu favor. Um novo estudo diz que não deveríamos trabalhar antes das 10h nem estudar antes das 11h.

Além disso, não é você que está errado: a culpa é da sociedade, que impõe rotinas incoerentes com a população atual. Quem faz essas afirmações é Paul Kelley, do Instituto de Neurociência do Sono e Ciclo Circadiano da Universidade de Oxford, na Inglaterra. “O grupo de 14 a 24 anos é o mais privado de sono de toda a sociedade”, alerta o cientista.

Ele defende que as escolas deveriam se adaptar ao ritmo biológico de cada faixa etária. Por exemplo: para Kelley, as crianças entre 8 e 10 anos deveriam começar a estudar às 8h30, já para a faixa entre 10 e 16 anos, o horário ideal seria a partir das 10h, e acima dos 18 anos, às 11h.

Comunidade "Eu Odeio Acordar Cedo" tinha mais de 6 milhões de membros no Orkut

Relógio biológico

De maneira geral, a nossa vida é “programada” para funcionar entre 9h e 17h. Entretanto, cada pessoa possui um relógio biológico próprio, e forçar esse padrão em crianças e adolescentes é uma forma de os expor a problemas de saúde. Com o passar dos anos, porém, a tendência é de que o nosso corpo se adapte naturalmente aos modelos impostos pela sociedade.

Paul Kelley está desenvolvendo um programa chamado “Teensleep” (algo como “Sono adolescente”, em inglês), no qual pretende recrutar ao menos cem escolas de toda a Inglaterra para um experimento em que seus alunos comecem a estudar mais tarde do que os demais. 

O sono é crucial para a fixação da memória. Além disso, forçar o seu ciclo circadiano (o tal “relógio biológico”) pode fazer seu corpo desenvolver problemas de ansiedade, pressão arterial, exaustão e aumento de peso. E essa realidade pode acarretar um consumo maior de remédios controlados, drogas e álcool! Pesado, hein?

Privação de sono pode gerar diversos problemas de saúde

***

O que você achou dessa pesquisa, caro leitor? Você é uma pessoa que acorda bem disposta de manhã ou é daquelas que faziam parte da comunidade do Orkut citada no começo da matéria?

*Publicado em 22/9/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: