Cientistas descobrem do que os homens mais gostam no rosto feminino

30/03/2016 às 07:062 min de leitura

Frequentemente, estudos são realizados para descobrir do que os homens mais gostam com relação à aparência e ao comportamento feminino, e, ainda que a intenção não seja estimular ninguém a sofrer para entrar nesses padrões, alguns resultados valem ser vistos por pura curiosidade.

É importante sempre lembrar que beleza é um conceito bastante subjetivo e particular, portanto o que é belo para uma pessoa não é necessariamente belo para outra. O fato é que este estudo revelou que, em termos de preferência masculina, os cuecas preferem rostos “simples”, já que isso facilita suas atividades cognitivas na hora de considerar uma mulher atraente.

Se você também está se perguntando o que significa um rosto “simples” e por que ele foi eleito como o mais atraente, vamos às explicações. A pesquisa foi realizada em uma região do sul da França e contou com a opinião de 169 rapazes, que basicamente tinham que dar notas a uma série de rostos femininos aleatórios, dizendo quais eles consideravam mais bonitos – o ranking ia de zero para os menos bonitos até 20 para os mais bonitos.

É tudo uma questão cognitiva

Fonte: Giphy

Cada imagem tinha sido previamente “dissecada” pelos cientistas, que consideraram fatores como idade, textura da pele e simetria facial. No final das contas, os rostos considerados mais bonitos foram aqueles mais fáceis de serem processados pelo córtex visual, que é a região do cérebro que processa as informações visuais. Esses rostos mais fáceis de serem processados eram os simétricos, planos e sem muitas características distintivas.

Ainda que esse tipo de pesquisa nos lembre de apenas mais alguma sexta-feira entediante no Tinder, como comparou Zahra Mulroy no Mirror, as descobertas podem nos ajudar a entender por que o uso de emoticons é tão popular e por que tendemos a achar algumas logomarcas mais atraentes do que outras.

Logos como a da Nike e a da Coca-Cola são chamativas justamente porque são simples e processadas rapidamente pelo cérebro. O mesmo serve para os dois pontinhos e o parêntese do emoticon – qualquer pessoa percebe que é um sorriso ou uma carinha triste, dependendo de qual parêntese é usado.

E vocês, meninas, o que preferem no rosto masculino? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: