5 substâncias estranhas encontradas em alimentos que consumimos diariamente

08/01/2015 às 05:162 min de leitura

Você já deve estar ciente de que os alimentos que consome não chegam até a sua mesa sem trazer alguns ingredientes bizarros ou substâncias sinistras que se você soubesse que estão ali, talvez repensasse seu cardápio. A galera do site Health, dedicado a informações sobre saúde, fez uma lista com alguns itens que podem estar nos alimentos que chegam até você. Saiba quais são eles a seguir e tome mais cuidado na hora das compras, se achar necessário:

1 – Na gelatina

A consistência gelatinosa dessa sobremesa tradicional existe graças ao colágeno, substância de origem animal. Talvez você não saiba, mas o colágeno da gelatina é extraído da pele de porco, na maior parte das vezes. Se você se preocupa com produtos que tenham ingredientes de origem animal, saiba que esse mesmo colágeno pode ser encontrado também em cereais, iogurtes, balas, jujubas e afins.

2 – No patê e na salsicha

Aquela pasta que você passa no pão é feita a partir das sobras de carne de frango e de porco, depois que peças de carne são limpas e seguem para o açougue. O patê é uma mistura bizarra de restos de pele, gordura, ossos, cartilagem e outras partes animais que são descartadas. O mesmo vale para a salsicha que você come no cachorro-quente. Para disfarçar o fator nojentinho da coisa, são adicionados corantes e agentes de sabor a esses produtos.

3 – Em carnes não processadas

Algumas fábricas usam monóxido de carbono para embalar carnes vermelhas e peixes como tilápia e atum. A substância ajuda o alimento a manter a cor avermelhada e, por isso, depois de embaladas, doses de monóxido de carbono são injetadas nos pedaços de carne, em um processo considerado seguro. A boa notícia é que a maioria dos frigoríficos não usa a tática bizarra de conservação atualmente. Na dúvida, pergunte ao fabricante como as carnes são embaladas.

4 – Nas jujubas

Esses doces são feitos à base de uma substância gosmenta retirada das fêmeas dos insetos da espécie Kerria lacca, nativos da Tailândia. É essa substância que dá o aspecto brilhante a esses docinhos e, na descrição dos ingredientes, se houver algo como “esmalte de confeiteiro”, pode saber: é a gosma do mosquito.

5 – No refrigerante

Quando você bebe um gole generoso da bebida e sente aquela sensação estranha na garganta, saiba que ela não é provocada apenas pelo gás, mas também pela substância conhecida como benzoato de sódio, que é um conservante relativamente comum na indústria de bebidas e, inclusive, considerado não prejudicial à saúde humana.

Essa questão foi mais bem estudada em 2007, quando uma pesquisa relacionou o consumo de benzoato de sódio com o comportamento hiperativo infantil. Se você quiser evitar consumir o produto, pare de tomar refrigerante, sucos de caixinha e alimentos em conserva.

***

E aí, o que você acha da presença dessas substâncias nos alimentos que sua família consome? Você se preocupa com elas ou não vê necessidade de mudar hábitos alimentares? Conte para a gente nos comentários!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: