Aaai! Médicos descobrem “minhoca” em olho de indiano com dores e visão ruim

22/01/2016 às 05:592 min de leitura

Um homem indiano de 25 anos procurou ajuda médica após seu olho esquerdo ficar vermelho e começar a doer. Além disso, a sua visão estava embaçada e ele enxergava formas flutuantes, como pontos, linhas e nuvens. A sensação era de que algo estava se mexendo no interior de seu globo ocular e causava uma sombra no campo de visão. Foram pelo menos duas semanas com a visão reduzida, segundo informou o site Live Science.

O rapaz, atendido em Nova Deli, foi submetido a exames, e o diagnóstico confirmou os sintomas — realmente havia um verme vivo, parecendo uma minhoca, se mexendo dentro do seu olho. O bicho é um parasita conhecido como Loa loa, transmitido por meio de uma mosca e que pode afetar tanto o órgão da visão como outras partes do corpo.

O homem foi submetido a uma cirurgia para retirada do verme, que estava localizado na cavidade vítrea, mais para a parte traseira do olho — entre o cristalino e a retina. A enfermidade causada por esse verme é chamada de loaíase, e é a primeira vez que há um registro da doença nessa parte do olho. O caso foi reportado no jornal científico BMJ Case Reports, no último dia 8 de janeiro.

Caso raro

Além da parte do corpo afetada, que, segundo a reportagem que apresentou o caso, se tratava de um quadro inédito, outros fatores também causaram dúvidas nos médicos. Minhocas no olho são bem raras na Índia, e os profissionais que atenderam o rapaz declararam nunca ter visto esse tipo de verme nessa condição. Em outras ocasiões, eram outras espécies de parasitas, conforme contou ao Live Science o oftalmologista e cirurgião de olhos Dr. Bhagabat Nayak.

Tipo de mosca da fruta

O médico, que trabalha no Centro de Ciências Oftalmológicas da capital Indiana, é coautor da reportagem. Ele argumentou ainda que a espécie de inseto transmissor da doença geralmente é mais comum em regiões e florestas tropicais, como nas partes oeste e central da África. A suspeita, então, é que a ocupação do homem pode ter contribuído para a contaminação. O rapaz é vendedor de frutas, e as moscas que vivem nesse tipo de alimento também podem carregar o parasita.

Outro ponto que pode ter contribuído bastante é a época em que ocorreu a contaminação. Segundo a reportagem, o caso aconteceu em agosto de 2014, durante a temporada de chuvas, período em que os insetos transmissores tendem a se reproduzir.

O parasita e a cirurgia de remoção

O rapaz de 25 anos teve o verme retirado e relatou melhora na condição da visão, sem a presença das sombras e formas flutuantes, após duas semanas da cirurgia. O bicho foi identificado como um verme parasita L. loa macho adulto e, de acordo com o Dr. Zayak, deve ter se locomovido pelos vasos sanguíneos até chegar à cavidade vítrea ainda na forma larval. No olho, ele então cresceu e se desenvolveu.

A opção por remoção cirúrgica, em vez de usar medicamentos para matar a minhoca, aconteceu porque as drogas poderiam causar danos à retina e à macula. Isso poderia afetar a visão de maneira definitiva, inclusive causando cegueira.

Você já teve algum tipo de infecção no olho? Conte pra gente como foi no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: