'Material impossível' é descoberto por acidente

12/08/2013 às 06:352 min de leitura

Sabe quando um grupo de cientistas esquece alguns elementos químicos reagindo? Pois é, isso não é uma notícia muito comum, certo? Mas o ocorrido é verdadeiro e se deu em Uppsala, na Suécia. Esse descuido acabou resultando na solução de um problema químico centenário, produzindo um novo material batizado de Upsalite, com ótimas propriedades de ligação de água.

Estamos falando na versão em pó de carbonato de magnésio (MgCO3), cuja produção foi relatada pela equipe da pesquisadora Maria Strømme, da Universidade de Uppsala. Essa nova substância já é visada para o desenvolvimento de novos produtos que possam ser manejados de maneira simples, como um controlador de umidade; ou que sirvam como suplementos químicos para produtos industrializados.

Material impossível

Fonte da imagem: Reprodução/ZmeScience

Os componentes usados para criar essa reação foram o óxido de magnésio (MgO) e o dióxido de carbono (CO2) que, dissolvidos em metanol, resultam em MgCO3 seco – termo que na Química indica que o produto é livre de quase todas as moléculas de água.

Essa forma tem sido procurada há muito tempo, sem sucesso até o momento, e é por isso que o Upsalite recebeu o apelido de “material impossível”. Esse estado do MgCO3 foi alcançado graças ao aumento da pressão de CO2, que foi 3 vezes maior do que a pressão atmosférica normal. Após deixar acidentalmente que as substâncias reagissem por uma semana, os cientistas repararam que elas se transformaram em gel.

Esse gel, por sua vez, é formado por moléculas de metanol e, quando aquecido a uma temperatura superior a 70º C, que é o ponto de ebulição do metanol, volta ao seu estado sólido, só que vira um pó branco e áspero. Algumas análises descobriram, então, que o tal pó branco era, na verdade, o produto que cientistas tentam desenvolver há mais de 100 anos.

Uso

Fonte da imagem: Reprodução/Ceramics

Se você ainda está se perguntando qual é a utilidade desse produto, saiba que o Upsalite pode agir como dessecante e absorver água melhor do que muitos materiais existentes, sendo que a sua forma seca pode ser regenerada quando aquecida a uma temperatura de 95º C. O produto também não se revelou tóxico, o que o torna um forte aliado ao controle da umidade.

Esses tipos de produtos capazes de absorver até as menores partículas de água – e de agir como catalisadores químicos em algumas situações – têm sido mais procurados nos últimos 20 anos e, nesse sentido, talvez o Upsalite, que surgiu de um erro de laboratório, venha a ser a melhor, menos tóxica e mais barata opção.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: