Desafios matemáticos sempre fazem sucesso, principalmente se forem descritos como destinados a crianças. A imagem abaixo viralizou neste mês no Facebook, pendido para as pessoas descobrirem, pela lógica, quais seriam os números faltantes.

Entretanto, a foto acima foi adulterada! O zero do número 20 no segmento inferior esquerdo foi removido, transformando o número em um 2. Além disso, sem nenhum enunciado fica meio impossível chegar a uma resposta satisfatória. O pessoal do The Guardian investigou e descobriu que a foto falsa foi publicada inicialmente em um site de tecnologia de Cingapura, rapidamente ganhando o mundo.

Já o enigma original apareceu no site do matemático Gordon Burgin, em 2002, e trazia também um enunciado que tornava a solução um pouco mais fácil de ser obtida. A pergunta era: “Cada um dos quatro números de dois dígitos corresponde à soma dos números dentro dos três círculos que o ladeiam. Dentro desses círculos, só é possível escrever números de 1 a 9, sem os repetir. O número central já foi fornecido, você consegue descobrir os outros quatro?”. Tente:

E agora, ficou mais fácil? Caso queira saber a resposta, role a página!

.

.

.

.

.

.

.

.

Além de matemática, é preciso compreender um pouco de lógica. Mas com enunciado e imagens corretos fica mais fácil, não acham?

"Era só isso?"

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.