1 – Você come muitos carboidratos

Ok, macarrão e pão e bolacha (ou biscoito) e pastel são itens maravilhosos da baixa gastronomia, mas a verdade é que o carboidrato se transforma em açúcar em nosso corpo, eleva nossos índices de glicose, faz com que a produção de insulina aumente e, assim que a insulina elimina o açúcar, ficamos com fome de novo. É um ciclo cruel. Delicioso, porém cruel. Para diminuir o problema, prefira alimentos integrais, quinoa e batata doce.

2 – Você dorme pouco

Dormir menos do que o ideal é sempre um péssimo negócio, inclusive se a ideia é ter menos vontade de comer. Quando dormimos pouco, produzimos menos lepitina, que é um hormônio conhecido por inibir nossa vontade de comer. Taí uma das razões pelas quais dormir pouco pode significar ganhar peso também.

3 – Você está pouco hidratado

Tomar água é fundamental para o seu corpo por muitos motivos, inclusive para que você não viva com vontade de comer. Às vezes, seu corpo confunde a necessidade de água com fome, e aí você acaba exagerando no quilão. De tempos em tempos, beba um ou dois copos de água – o ideal é beber no mínimo 2L por dia.

A água também faz com que os nutrientes dos alimentos que consumimos sejam mais bem absorvidos ao longo do dia. Se temos poucos nutrientes, adivinha só? Ficamos com fome! Só não vale beber água – ou qualquer coisa – enquanto almoça ou janta, hein! Isso tem um impacto bem negativo na digestão.

4 – Você está menstruada

Pois é, meninas, vocês já devem ter reparado que a menstruação não apenas nos faz ter vontade de comer chocolates, nos deixa irritadas e com cólicas, mas também abre o apetite. É comprovado que no finalzinho do período menstrual ficamos com mais fome – isso tem a ver com o trabalho que nosso corpo faz para equilibrar nossos níveis de glicose no sangue.

É fundamental aqui comer mais alimentos proteicos e diminuir o consumo de carboidratos e açúcares. Já se sabe também que o café pode ajudar, mas em quantidades pequenas, hein!

5 – Você está grávida

Durante a gestação é até meio óbvio que as mulheres sintam necessidade de comer mais, afinal elas estão gerando outro ser humano. O fundamental aqui é fazer escolhas mais saudáveis de alimentos, evitar comidas processadas e com muito açúcar. Mulheres grávidas devem dar mais chance aos alimentos saudáveis, naturais e com os nutrientes necessários para a formação do bebê – frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e proteínas são sempre bem-vindos.

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