Adivinha só quem pode ser o culpado por você estar acima do peso?

21/04/2016 às 03:372 min de leitura

É evidente que algumas pessoas têm mais propensão a ganhar peso do que outras – o contrário também acontece, ou você nunca viu alguém que se considera magro demais dizer que não consegue engordar de modo algum? O fato é que, conforme o tempo passa e a Ciência vai descobrindo novas respostas, está cada vez mais fácil entender o funcionamento do corpo humano no que diz respeito ao acúmulo de gordura.

O Daily Mail divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa que comprovou algo realmente intrigante: pessoas com sobrepeso têm uma reação cerebral específica quando precisam decidir entre alimentos saudáveis e hipercalóricos.

Para comprovar isso, um grupo de voluntários formado por pessoas acima do peso e também por aquelas consideradas magras se submeteu a um teste de imagem. Na verdade, quando se tratava apenas de imagens, as escolhas dos dois grupos foram parecidas, mas, em seguida, eles foram levados a um buffet com diversas opções de alimentos – lá, poderiam comer o que quisessem. Aí a coisa foi bem diferente.

Conhecimento X escolha prática

Maçãs são lindas e saudáveis.

Tanto magros quanto pessoas com excesso de peso sentiram vontade de comer alimentos mais calóricos, mas apenas os com sobrepeso realmente experimentaram esses itens. Para o líder da pesquisa, Nedac Medic, da Universidade de Cambridge, fica claro observar que os dois grupos têm vontades de alimentos com mais calorias, mas que as pessoas com mais peso são as que tendem a realmente comer esses produtos.

Vale ressaltar que eles têm noção de que os alimentos hipercalóricos não são saudáveis, mas, quando estão diante deles, deixar de comê-los é realmente difícil. Isso é importante em termos de reeducação alimentar, já que fica claro que a consciência da má qualidade de um alimento parece não ser suficiente para que alguém deixe de comê-lo.

Irracional

Mas isso tudo também é tentador...

Medic acredita, ainda, que a escolha por esses alimentos parece não ser racional, mas sim um fator que se desliga de tudo o que a pessoa sabe sobre alimentação saudável. Participaram da pesquisa 23 pessoas magras e 40 com excesso de peso.

No teste das imagens, os dois grupos conseguiram classificar quais itens eram mais saudáveis e menos calóricos e quais deles eram os mais calóricos e associados ao desenvolvimento de algumas doenças. A diferença veio mesmo na hora de comer, já que os participantes com excesso de peso consumiram justamente os itens que haviam classificado como não saudáveis. Então, sim: seu cérebro pode ser o culpado por tudo.

***

Para você, é difícil ganhar ou perder peso? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: