Você consegue se imaginar comendo apenas papinha de bebê durante 10 dias? Pois assim é a dieta que conquistou muitas celebridades de Hollywood, como Gwyneth Paltrow, Madonna e Jennifer Aniston, por algum tempo apenas.

Isso porque esse regime baseado em alimentos em forma de purê — podendo ser os industrializados — promove um emagrecimento até rápido. No entanto, é restritivo e pode causar o famoso “efeito rebote”, ou seja, acaba deixando a pessoa com mais fome em longo prazo e ela pode ter recaídas mais facilmente do que se seguisse uma alimentação balanceada.

A dieta, que foi criada pela personal trainer dos artistas, Tracy Anderson, teve bastante evidência a partir de 2010, e promete a perda de cerca de dois a quatro quilos em dez dias. O cardápio de Tracy indica o consumo de 14 vidrinhos de papinha por dia, com a opção de apenas uma refeição normal saudável.

Será que vale mesmo a pena? A papinha infantil industrializada é feita para suprir as necessidades de crianças de seis meses a dois anos, no máximo. Usadas como alimentação de adulto, ela carece de nutrientes essenciais para ele e isso pode trazer malefícios na dieta, mesmo trazendo uma perda de peso rápida.

De qualquer forma, o ideal mesmo, sempre, é seguir uma alimentação equilibrada, incluindo vegetais, proteína, grãos, cereais e carboidratos (integrais, de preferência), e beber muita água para ter um peso saudável, além de combinar tudo isso com exercícios físicos.