Ser dama de honra na China é tão perigoso que as mulheres podem até morrer

01/11/2016 às 14:152 min de leitura

Você sonha com o dia que a sua melhor amiga se case para ser chamada para madrinha? Você só deve fazer isso se morar aqui no Brasil, já que na China a história é um pouco mais complexa... Tradicionalmente, as damas de honra são aquelas que causam os maiores vexames nos casamentos, mas existe uma explicação para isso.

Nos tempos medievais, as madrinhas chinesas se vestiam iguais às noivas, como uma forma de confundir clãs rivais. Era costume, na época, sequestrar a noiva, por isso as damas de honra colocavam sua vida em risco para protegê-la. Com o passar dos anos, elas “ganharam” funções ainda mais perigosas, sendo alvo de assédio morais e sexuais, além de “aceitarem” ser humilhadas.

O perigo dos grupos inimigos acabou com a modernidade, mas as tradições do casamento chinês permanecem até hoje. Inclusive, muitas mulheres recusam o título de dama de honra, pois isso implica em aceitar qualquer tipo de humilhação. Em setembro deste ano, uma madrinha, de 28 anos, morreu depois de beber uma quantidade enorme de álcool em uma das “tradições” do casamento.

Leia: Conheça algumas tradições que antecedem os curiosos casamentos chineses

Chinesa morreu depois beber demais em casamento

Madrinhas de aluguel

Está tão difícil achar mulheres que topem ser damas de honra que já existem empresas alugando pessoas que aceitem a função! Os preços para esse serviço variam, mas podem chegar a até R$ 400 por casamento. Essas profissionais topam qualquer parada, mesmo as mais degradantes como lamber bananas e aceitar insinuações de sexo.

A maioria das mulheres que trabalha com isso possui emprego formal durante a semana e só aceita as regras por conta da renda extra no final do mês. Apesar de a prática estar se tornando muito popular na China, isso tem gerado críticas de quem a considera ilegal. Para essas pessoas, essas profissionais estão objetificando o próprio corpo e o transformando em mercadoria.

Elas se defendem falando que, como profissionais, elas conseguem lidar muito melhor com as pressões da tradição do que uma dama de honra de primeira viagem. “Alguns padrinhos provocam as damas de honra. Profissionais podem resolver esse constrangimento com facilidade e rapidez. Essa é a razão pela qual eu acho que as pessoas me contratam, ou seja, para proteger suas próprias amigas”, explica uma dessas mulheres.

Já são mais de 50 empresas alugando madrinhas para os casamentos

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: