Descubra 7 fatos incríveis sobre alguns países asiáticos

03/03/2017 às 11:104 min de leitura

Nós aqui do Mega Curioso sempre postamos alguma coisa a respeito dos países asiáticos e suas bizarrices, você já deve ter reparado. Inclusive, se você quiser ver o que já publicamos com a tag Oriente Bizarro, clique aqui. Agora, se você quiser conhecer algumas curiosidades bem peculiares a respeito do continente asiático, divirta-se com a lista a seguir:

1 – A escolha de nomes na China

Fonte da imagem: Reprodução/Frontpagemag

Em 2014 o Brasil sediou a Copa do Mundo, certo? Imagina se as crianças nascidas naquele ano fossem batizadas com o nome do evento! Parece loucura, mas, se a Copa fosse na China, muitos recém-nascidos iriam se chamar Copa do Mundo. Verdade verdadeira.

Isso ocorre porque o país tem o costume, há algum tempo, de batizar suas crianças de acordo com eventos importantes. Só para você ter ideia, quando a China se inscreveu para ser sede das Olimpíadas de 2000, 680 crianças foram batizadas de Aoyun, que nada mais é do que “Jogos Olímpicos”. Nos próximos anos a tradição continuou, especialmente quando o país soube que, de fato, iria hospedar os jogos.

Logicamente, esse não é o único critério possível utilizado por papais chineses na hora de dar nome a seus rebentos – ufa! Entre os outros nomes estranhos já encontrados por lá estão alguns que, se traduzidos, seriam “Viajante Espacial” ou “Defenda a China”. E aí, o que você acha disso?

2 – O uso das mãos na Índia

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Na terra do Taj Mahal, as pessoas têm o costume de usar a mão direita para comer e a esquerda para realizar tarefas relacionadas à limpeza. A razão é que a maioria das pessoas na Índia não usa papel higiênico para se limpar depois de fazer suas necessidades. Em vez do bom e velho papel, elas se limpam com água e com a ajuda da mão esquerda.

Se você eventualmente resolver visitar o país, fique tranquilo: a maioria dos hotéis conta com papel higiênico para os hóspedes. Além de comer, os indianos não gostam de fazer nada a mais com a mão esquerda: carregar dinheiro ou cumprimentar pessoas com essa mão é considerado um insulto. Ainda bem!

3 – Ritual de sorte

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

É tradição nas montanhas de Solapur, na Índia, que bebês passem por um ritual de sorte, coragem e saúde. A coisa toda consiste em levar a criança até o topo de uma torre de mais ou menos 15 metros de altura e simplesmente derrubá-la de lá – veja só que maneira divertida de começar a viver e a ter traumas psicológicos!

A criança cai em uma tenda segurada por monges posicionados aos pés da tal torre. Essa tradição mulçumana é praticada há mais de 500 anos. Há alguns vídeos que mostram como isso é feito. Se você quiser assistir, clique aqui.

4 – Superpopulação

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Você sabe que a China é imensa e comporta muita gente. Para entender o que “muita gente” significa, você precisa saber que só a província de Sichuan, por exemplo, tem uma população maior do que a soma dos habitantes destes países: Grécia, Portugal, Holanda, Guatemala, Áustria, Malásia, Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Aí fica fácil entender por que a província é a quarta maior do planeta...

Agora, se você juntar as pessoas que vivem na Índia com as pessoas que vivem na China – vixe! –, esse valor vai corresponder a mais de um terço de toda a população mundial! Quer saber em números? Então anota aí: China + Índia = 2,5 bilhões. Detalhe: essas pessoas todas estão “espremidas” em uma área pouco maior do que os EUA.

5 – É proibido ser gordo no Japão

Fonte da imagem: Reprodução/Nogelsim

Antes de querer procurar a Scarlet Johanson e bancar o Bill Murray em Tóquio, feche a boca e volte para a academia. Não que pessoas acima do peso sejam bem vistas em alguma parte do mundo, mas no Japão elas simplesmente não podem existir. Por lei.

Não é à toa que os japoneses são considerados as pessoas mais esbeltas do mundo. Só para você ter ideia, a lei japonesa estipula que homens acima dos 40 anos não podem ter suas cinturas medindo mais do que 85 cm. Para as mulheres, a medida máxima é de 90 cm.

A razão para isso tudo é o fato de que pessoas magras são mais saudáveis, e foi esse o jeito que o governo encontrou para combater alguns problemas como a pressão sanguínea e colesterol altos. Quem está acima dos limites permitidos deve se apresentar oficialmente ao governo.

6 – Fuso horário na China

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

Apesar de o país cobrir cinco zonas horárias, na China as horas são sempre as mesmas em todo o território. O motivo? Depois de 20 anos de Guerra Civil Chinesa que começou em 1949, o governo quis dar à população um senso de unidade.

Com essa medida política, algumas regiões do país têm pores do Sol duas horas mais cedo do que outras. Mesmo assim, o sistema ainda está em uso até os dias de hoje. A região de Xinjiang até criou seu próprio horário, que é duas horas atrás do usado em todo o resto do país, mas o governo chinês não reconhece essa mudança como oficial.

7 – O maior shopping center

Fonte da imagem: Reprodução/Listverse

A construção exorbitante teve início em 2005, quando Alex Hu Guirong, um bilionário chinês, resolveu fazer o gigante shopping, localizado em Dongguan, em seu país. Só para você ter ideia, o prédio tem 650.321,31 m², o que proporcionou espaço para 2.350 lojas – isso sem contar alguns mimos, como uma montanha russa interna, uma réplica do Arco do Triunfo de 25 metros de altura e um canal para gôndolas com mais de 2 km de extensão.

O aparente paraíso em terra tem um pequeno problema: nenhum comerciante quis investir em alguma loja no local. De 2005 até hoje apenas 1% do shopping foi usado. Os únicos funcionários do local são os seguranças que impedem que o prédio seja simplesmente tomado por posseiros.

O que deve ter afastado comerciantes e compradores é outro fato que, aparentemente, não foi muito bem analisado por Guirong: Dongguan é uma cidade com 10 milhões de pessoas, a maioria pobre, que levaria HORAS para chegar até o local. Aí fica difícil mesmo, não é?

*Publicado originalmente em 12/03/2014

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: