Esse cara prende a respiração por até 7 vezes mais tempo que você [vídeo]

15/04/2015 às 12:592 min de leitura

Bom, já não é de hoje que a boa respiração é analisada e comprovada como uma das coisas essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Para você ter ideia, civilizações muito antigas já eram craques em criar diversos métodos e rituais que enfatizavam o lado pulmonar de seus habitantes. Nos dias atuais, hindus e budistas ainda dominam essas práticas com muita perfeição, principalmente para os adeptos do fantástico Kriya Yoga.

Para reforçar a importância da boa circulação de ar nos pulmões, você pode ter como exemplo alguns atletas que se aventuram em altas ondas mundo afora — aqueles que não são pegos em exames de doping. O melhor exemplo disso é o surfista havaiano Mark Healey, conhecido por enfrentar ondas gigantescas em determinadas épocas do ano, que também gosta de praticar mergulhos livres.

A resistência pulmonar do cara é absurdamente grande, fazendo com que ele consiga reter o ar em seus pulmões por quase quatro minutos completo, chegando até sete minutos para os casos de mergulhos mais profundos. Veja no vídeo a seguir:

Quatro pulmões?

De acordo com aquilo que foi assistido no vídeo — produzido por Kyle Thiermann —, não existe nenhum segredo do além na técnica utilizada por Mark, bastando aquecer os pulmões com uma série de respirações longas, seguidas por três respirações curtas e profundas. Feito isso, o cara “engole” o máximo de ar possível, mergulha e, por fim, equaliza os ouvidos dentro da água para ter êxito na experiência.

Com isso, ele consegue contornar algumas situações de grande risco na hora de surfar, como “tomar um caldo” com ondas que medem mais de 18 metros de altura. Além disso, existe um segredo fundamental para se conseguir atingir esse método com maestria, que é o relaxamento total do corpo (independente da situação), não alterando o ritmo da respiração em nenhuma situação de pânico, medo ou algo do tipo.

De acordo com ele, é possível sentir os resultados em apenas um dia, mas com muito treino, e claro. Com a palavra, o próprio Mark: “Eu definitivamente senti o benefício. Se eu não tivesse treinado muito para aumentar minha resistência ao longo dos anos, poderia ter ido para o outro lado diversas vezes”.

***

E você, leitor, quanto tempo consegue mergulhar sem voltar a superfície para respirar? Vai testar as técnicas do Mark? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: