Ana Hickmann detonando o Estado Islâmico? Entenda boato envolvendo a modelo

15/10/2015 às 05:242 min de leitura

Terreno fértil para o compartilhamento de notícias e informações, a internet parece estimular a imaginação das pessoas na hora de criar histórias que pegam elementos reais para criar uma mentira bem contada, atividade que é conhecida como hoax (termo que indica boatos falsos). O caso mais recente da prática bombou – quase que literalmente – lá fora, mas está bem próxima dos brasleiros. Isso porque envolve a figura de Ana Hickmann, que teve uma foto sua usada para representar uma suposta piloto russa que anda aterrorizando o Estado Islâmico.

A imagem, que mostra a apresentadora apoiada na asa de um caça, tem circulado por diversos sites de notícia internacionais nos últimos dias e vem sendo compartilhada incessantemente nas redes sociais. A história que acompanha o clique diz que a ex-modelo brasileira seria a capitã Balislava, oficial condecorada das forças aéreas da Rússia que estaria liderando missões de sucesso contra o grupo que tem tomado controle de diversas regiões da Síria.

É claro que o rumor se aproveita da recente ofensiva russa no local e da rejeição mundial às ações do exército extremista islâmico, que promete implantar a sharia – leis religiosas baseadas em preceitos do Alcorão – em todo o mundo. Essa afirmação do EI, aliás, serviria como motivação para a personagem criada com a foto de Hickmann. “Vocês sabem que, para os muçulmanos, as mulheres estão abaixo dos cães? A capitã Balislava andou mandando uma mensagem para eles”, dizia o texto seguido de uma imagem com aviões em pleno ar.

Para dar mais veracidade à informação, a notícia também costuma vir acompanhada de um vídeo – que você pode conferir mais abaixo – mostrando o bombardeio de caças russos a áreas controladas pelos extremistas e a história de uma outra pilota do país, Svetlana Kapanina, que aparece rodopiando e fazendo manobras arriscadas em um avião em um clipe bastante conhecido na web. No entanto, bastou que esse tipo de matéria chegasse aos olhos do público brasileiro para que notassem logo de cara quem era a popular Balislava.

A foto de Hickmann é, sim, real, mas se trata de um trabalho feito pela moça para um comercial da Academia da Força Aérea Brasileira, em 2005. Se atentando aos detalhes da imagem, é possível conferir as cores verde e amarelo enfeitando tanto o capacete segurado pela loira como na cauda da aeronave. E aí, chegou a ver alguém compartilhando esse material na sua timeline? Para não cair nesse tipo de hoax, o melhor a fazer é conferir o guia completo do TecMundo para conferir a veracidade dos virais que rolam por aí.

Viu a história que Ana Hickmann virou piloto russa e anda bombardeando a Síria? Comente no Fórum do TecMundo!

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: