5 hábitos recorrentes em quem é criativo e empreendedor

05/02/2016 às 06:022 min de leitura

Criar uma empresa, desenvolver uma startup ou gerenciar projetos exige muito mais do que conhecimentos acadêmicos. Em grande parte dos casos, é mais do que essencial ter criatividade e senso de empreendedorismo. Mas será que existe alguma forma de fazer com que essas características sejam desenvolvidas com o passar do tempo? Há como amplificar isso no seu cérebro?

Fórmula mágica não existe, realmente. Mesmo assim, há uma série de hábitos que são citados pelos mais criativos e surgem com recorrência nesse tipo de conversa. Está curioso para saber mais sobre isso? Então confira agora mesmo as dicas reunidas pelo site FastCompany com algumas das citações mais comuns entre os empreendedores criativos. Será que você já não as faz sem saber?

Vale dizer que ter empreendedorismo vai muito além de abrir uma empresa. Essa característica é muito importante para qualquer pessoa que gostaria de crescer na carreira, pois serve também para modificar planos e realidades dentro de um ambiente corporativo.

1. Agir com coragem

Quem procura empreender precisa saber que é necessário coragem. Empreender é também sair da inércia, e isso exige muito mais força do que a grande maioria espera. Apresentar soluções que modifiquem realidades, buscar novos caminhos ou mudar completamente de rumos... Tudo isso exige muita força de vontade! Reunir coragem a partir dos sucessos do passado pode ser uma ótima ideia.

2. Curiosidade acima do medo

É difícil arriscar? Com certeza é! Mas uma característica que os empreendedores de sucesso têm em comum é a coragem de colocar a curiosidade acima do medo. Se você precisa navegar em águas desconhecidas, é preciso ter curiosidade para saber o que vai encontrar. E isso deve ser colocado acima do medo de ir até lá.

3. Respeitar ideias

Há quem diga que as ideias não são tão importantes quanto a execução delas, mas há muitos especialistas que vão para o lado oposto. Para este segundo grupo, as ideias precisam ser respeitadas como se fossem as próprias entidades, principalmente quando elas realmente fazem a diferença.

Há momentos em que elas devem ser deixadas em segundo plano para amadurecer, mas nunca devem ser esquecidas. Um hábito bem interessante é dedicar tempo para trabalhar melhor qualquer nova possibilidade que surja em sua cabeça.

4. Trabalhe com outras pessoas

Muitas pessoas que resolvem investir em novas ideias acabam errando ao ter ciúmes do próprio trabalho. Isso acaba levando a um processo criativo com apenas uma visão, e o resultado pode não ser o melhor possível. Um  hábito saudável é ter rodadas de conversa com amigos com quem você possa falar sobre seus planos sem medo de ter os projetos roubados.

Lembre-se: críticas precisam ser ouvidas e absorvidas, mas não podem ser um impeditivo para seus planos.

5. Abraçar a frustração

A frustração de um projeto jamais deve fazer com que você desista de todos os seus planos para o futuro. De acordo com especialistas, um hábito saudável dos empreendedores é abraçar essa frustração para seguir o processo e chegar ao ponto pretendido.

......

Você se considera criativo? Como trabalha sua criatividade? Comente no Fórum do TecMundo

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: